Mensagens Personalizadas

Pecuária Mais Forte: departamento Veterinário da Cocari dá dicas sobre produção de Silagem

A Cocari investiu, há cerca de um ano, na contratação de uma equipe de nutricionistas e zootecnista para o Departamento Veterinário (Devet), com o objetivo de intensificar o trabalho de produção de silagem nas propriedades dos cooperados, dando ênfase no atendimento dos volumosos. “A Cocari tem a Fábrica de Rações, a produção de suplementos próprios, que a equipe do Devet indica aos pecuaristas, e decidiu olhar para produção de volumosos dentro da propriedade, haja visto que a nutrição animal de dieta de gado de corte, por exemplo, a ração concentrada é 20%, para atender os 80% restantes numa boa produção de volumoso”, esclarece Maurício Kachinski, zootecnista do Devet.

Mais informações ao produtor 

Segundo o zootecnista, “a intenção de ter esse cuidado é levar mais informações para o nosso produtor, mais dicas no aperfeiçoamento da produção de silagem nas propriedades, facilitar o trabalho dos nutricionistas, bem como a produção final do cooperado, com mais leite no tanque, animal gordo no confinamento e longevidade maior das silagens”.

Ele argumenta que, se o produtor tem boa produção de silagem, investe em adubação e sementes, correção de solo, precisa ser bem atendido no momento do corte desse material, para acondicionar da melhor forma possível. Uma silagem bem cortada, com boa regulação do maquinário, com bactérias boas pulverizadas no momento do corte, para uma fermentação melhor, otimiza os nutrientes digestivos totais. “Tudo que sai da lavoura, fica preservado ao máximo possível, dentro de um buraco de silo, de uma silagem área”, aponta.

Pontos atendidos pelo Devet

São diversos pontos atendidos pelo Devet: matéria seca, ponto de corte, melhor hora para cortar. Quanto mais rápido cortar para fechar o silo o quanto antes, melhor.  É preciso observar também o tamanho das partículas. “Utilizamos as peneiras Penn State no momento do corte para monitorar a velocidade de corte e tamanho de partículas, processamento de grão de milho, quanto mais processado melhor. É preciso monitorar a própria inoculação, pulverizar o inoculante para corte mais homogêneo possível, que tenha processo de fermentação adequado. O que não queremos são mais micro-organismos dentro de uma silagem, porque lá na frente pode me trazer problemas reprodutivos em excesso, por exemplo”, explica Kachinski.

Esse tipo de inoculante é um serviço que o Departamento Veterinário da Cocari presta aos produtores, “Tomamos o cuidado de dar essa dica para facilitar no atendimento na propriedade rural, e trazer o cooperado Cocari para dentro do departamento veterinário 100%, atendendo absolutamente tudo”, afirma.

Cuidados na produção

Os cuidados na produção de silagem vão desde o monitoramento de matéria seca, adição de amido em grãos de milho. No momento de corte, posicionar a melhor lona, ou quem sabe, uma barreira de oxigênio para cobertura. Atender e dar dicas na compactação da silagem. “Quanto mais compactado melhor, quanto menos presença de oxigênio por metro cúbico, de silagem e de espaço melhor para o processo de fermentação, e melhor para a ação do inoculante. Com todas essas pequenas engrenagens, somado ao todo, nos dá uma qualidade de silagem muito superior, comparado a muito produtores que não tem essa assessoria de profissionais da área”, destaca Maurício Kachinski. 

Campanha Pecuária Mais Forte

Produtor, aproveite a Campanha Pecuária Mais Forte, que segue durante todo o mês de agosto, com condições especiais em diversos serviços. Consulte os profissionais do Departamento Veterinário da Cocari para orientações sobre produção de silagem para sua propriedade.

Redação Cocari

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações