Itaipu homenageia o ex-presidente José Sarney, em Brasília

A Itaipu Binacional homenageará o ex-presidente José Sarney, na próxima segunda-feira (18), em Brasília (DF), em reconhecimento e agradecimento às contribuições à hidrelétrica e ao Mercosul durante seu mandato como chefe do Executivo Federal, de 15 de março 1985 a 15 de março de 1990. Diretores da Itaipu entregarão a Sarney, em sua residência, uma placa e uma miniatura de uma das 20 turbinas da megausina brasileira e paraguaia.

A iniciativa é da diretoria brasileira da binacional, que, ao longo de 2024, homenageará personagens importantes da história da Itaipu, no contexto das comemorações dos 50 anos da empresa, celebrados no próximo dia 17 de maio.

Sarney, o primeiro desta lista, participou da inauguração e do início da operação comercial das duas primeiras unidades geradoras em 60 hertz da usina, em 16 de janeiro de 1987. No mesmo mês, inaugurou a linha de transmissão de corrente alternada de 750 kV, entre Foz do Iguaçu e Ivaiporã (PR), completando o primeiro circuito que levaria a energia produzida pela Itaipu aos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e, também, para o Distrito Federal.

Na ocasião, Sarney destacou a importância da Itaipu para reduzir o risco de novos racionamentos e evitar que o setor energético se convertesse no grande ponto de estrangulamento do desenvolvimento brasileiro.

Em 10 de novembro de 1989, Sarney retornou à Itaipu para, ao lado do presidente paraguaio Andrés Rodrigues, inaugurar a 15ª unidade geradora da usina.

No seu governo também foram concluídos importantes acordos bilaterais com o Paraguai para a atualização da estrutura administrativa da empresa e das normas relativas às bases financeiras de prestação de serviços de eletricidade.

Contribuição para o Mercosul

Na política externa, Sarney teve papel importante na relação do Brasil com outros países sul-americanos. A partir de um encontro com o presidente da Argentina, Raúl Alfonsín, em novembro de 1985, em Foz de Iguaçu, iniciou um processo de entendimento e integração, ampliado com o apoio do presidente Julio Maria Sanguinetti, do Uruguai, lançando as bases do Mercado Comum do Sul (Mercosul) – bloco econômico fundado em março de 1991. Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai integram atualmente o Mercosul.

Vida pública

Nascido em Pinheiro, no Maranhão (MA), José Sarney de Araújo Costa atualmente tem 93 anos e vive em Brasília. É formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Iniciou a carreira política como deputado federal em 1955, pelo seu Estado natal.

Foi vice-presidente na chapa liderada por Tancredo Neves, que venceu as primeiras eleições para presidente após a redemocratização do País, em janeiro de 1985. Pouco tempo depois, em março do mesmo ano, após a morte de Tancredo, tornou-se o 31º presidente do Brasil.

Sua gestão ficou marcada pelas ações ousadas para tentar reverter as altas taxas de inflação, como os planos Cruzado e Cruzado II, e pela convocação para a Assembleia Nacional Constituinte, que redigiu a Constituição Federal de 1988.

Sarney também foi governador e senador, por vários mandatos. Aposentou-se da política em 2015, encerrando sua carreira de mais de 60 anos de vida pública.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.