Mensagens Personalizadas

Sisu passa a ter só uma edição por ano a partir de 2024

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição por ano, sempre em janeiro/fevereiro. O programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os novos alunos das universidades públicas participantes. A decisão deve ser publicada ainda nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), com todos os detalhes e cronogramas.

Tradicionalmente, o Sisu realiza uma “rodada” a cada semestre. No entanto, as edições do meio do ano costumam ter altos índices de desistência e de vagas remanescentes (aquelas que não são ocupadas). Para solucionar a questão, o MEC planeja organizar um processo mais simples no meio do ano, apenas para quem quiser mudar de curso, por exemplo. No entanto, não haverá novas vagas, como acontece atualmente.

Os candidatos do Sisu 2024 poderão usar as notas do Enem 2023 para pleitear uma vaga em universidades públicas. O processo seletivo costuma ficar aberto por uma semana. Esta mudança representa uma grande alteração no processo de admissão nas universidades públicas brasileiras e é esperado que impacte significativamente os futuros estudantes.