Mensagens Personalizadas

Ihara usa estrutura do Centro Tecnológico da Cocari para desenvolvimento de novos defensivos agrícolas

Sempre atenta à qualidade dos produtos oferecidos ao cooperados, a Cocari firmou uma parceria com a Ihara, na qual a empresa de insumos utiliza a estrutura do Centro Tecnológico da Cocari (CTC) para testar novos produtos.

A experiência já está na última etapa do desenvolvimento. “Experimentos de avaliação com produtos RET nada mais são que os testes que antecedem o seu lançamento no mercado. Isso ocorre antes de o Ministério da Agricultura liberar o registro comercial do produto”, explica o supervisor técnico do CTC, Cleonei Alieve Batista.

Essa possibilidade de realização de experimentos deixa a Cocari à frente das demais cooperativas no que diz respeito a conhecer novos produtos, como já ocorreu este ano. “Na safra de milho 2023 realizamos um trabalho em parceria com a empresa Ihara, que resultou no registro comercial de um novo herbicida desenvolvido pela empresa. Este herbicida é a mistura de dois diferentes produtos que até então não estavam sendo utilizados no Brasil”, aponta Cleonei.

Cocari é referência

Neste tipo de parceria, todos ganham. “As vantagens para os cooperados são inúmeras. Podemos destacar a possibilidade de o Departamento Técnico (Detec) da Cocari conhecer o produto e seu posicionamento antes de chegar no mercado, de forma que os cooperados sempre vão receber recomendações técnicas com o que há de mais eficiente no mercado”, enfatiza o supervisor do CTC.

Ainda falando em vantagens, ele acrescenta que os novos produtos são muito mais seguros para o meio ambiente e aplicador. “A experiência enaltece a área técnica da cooperativa, que já é considerada referência para colaboração no desenvolvimento de novos produtos”, salienta.

Estrutura do CTC

Atualmente, a Cocari conta com uma infraestrutura completa para realização de experimentos. A área de, aproximadamente, nove alqueires, é estrategicamente localizada e equipada com semeadoras, trator e demais equipamentos necessários para condução dos campos de pesquisa, o que lhe confere uma oportunidade única de estar sempre atenta as novas tecnologias e produtos que estão sendo desenvolvidos.

Vale ressaltar que a seriedade do trabalho desenvolvido na Cocari, em especial no CTC, tem contribuído para aumentar parcerias nesses moldes. Cleonei revela que na safra 2023/24, o CTC estará levando a campo três novos produtos em fase de RET para teste, sendo dois fungicidas e um inseticida. “Além do mais estamos com uma gama de novos produtos que estão sendo avaliados para compor o melhor portfólio com custo benefício para o cooperado”, reforça.

Redação Cocari

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.