Mensagens Personalizadas

12 aviários da Integração Cocari alcançaram médias acima dos 500 pontos de IEP

A dedicação aos detalhes continua fazendo a diferença nos aviários da Integração Cocari-Aurora, levando a resultados cada vez melhores no Índice de Eficiência Produtiva (IEP). No segundo quadrimestre de 2023, 12 aviários da integração atingiram uma marca expressiva, alcançando médias acima dos 500 pontos no índice, considerado um excelente resultado.

A melhor média ficou com um dos aviários do produtor Francis Cley Sedorko, de São João do Ivaí, que obteve o IEP médio de 532 entre os meses de maio e agosto deste ano. O produtor reconhece que é um trabalho de equipe. “É uma cadeia, eu não faço sozinho. Tem os colaboradores, tem o pessoal que trabalha aqui, que é muito bom nisso. O pintainho tem que vir com qualidade bacana, a Cocari tem que auxiliar com ração, com a assistência técnica. É uma cadeia em que cada um tem que fazer sua parte”, destaca.

Francis Cley teve ainda outros três aviários com IEP acima dos 500 pontos no quadrimestre. Ele comemorou a chegada ao IEP, comentando que isso significa que o trabalho está sendo bem feito por todos, numa junção de detalhes. “São pequenos detalhes que vão fazer a diferença no final”, assegura.

Parceria

Em Apucarana, Deric César Ceranto e sua mãe, Rosa Kinuko Yamamoto Ceranto, emplacaram aviários na segunda e na terceira posições do ranking. Um deles obteve média de 518 pontos e o outro, 513.

Rosa aponta que, além da dedicação ao trabalho, é importante trabalhar com entende. “Eu tenho um parceiro muito bom nessa área, dedicado, comprometido, e isso leva a ter um resultado melhor. Isso e o suporte dos técnicos precisa ser levado em consideração. Trabalhando em parceria, tudo dá certo”, garante a produtora.

O parceiro, Romildo Correia de Moraes, resume o segredo da eficiência produtiva. “O trabalho começa desde o preparo do aviário, antes da chegada os pintainhos. Quando o frango sai, não pode ficar esperando o novo lote chegar para arrumar o barracão. Tem que ser o mais rápido possível. Uma boa queima de pena, uma desinfestação, não pode deixar o serviço que precisa fazer agora para mais tarde, tem que fazer na hora certa. Se perder meio dia da tarefa de incentivar os pintainhos na alimentação, será um dia perdido no ganho de peso da ave. É dedicação 24 horas”, reitera.

Cocari contribui para o desempenho do Estado

O IEP é o principal indicador que determina o desempenho zootécnico de um lote de frangos de corte, considerando ganho de peso diário, viabilidade e conversão alimentar

Com 35,29% da produção total de carne de frango no país, Paraná reforça sua posição como líder no setor. Além disso, as exportações paranaenses representam 42,5% do total das exportações de carne de frango do Brasil, uma prova do sucesso e da competitividade da indústria avícola paranaense no mercado externo.

A intercooperação entre a Cocari e a Aurora dá suporte a 266 aviários, em 26 municípios do Paraná, contribuindo para o bom desempenho do Estado.

O apoio do Fomento Avícola da Cocari se dá por meio de consultoria técnica de profissionais especializados, garantindo a produção para atender à demanda de abate e comercialização da Aurora.

Redação Cocari

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações