Mensagens Personalizadas

Governo Federal prorroga prazo para emissão da Nova Carteira de Identidade pelos Estados

Foto: Secom

O governo federal anunciou a prorrogação do prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade, estendendo-o até o dia 11 de janeiro. Originalmente, o prazo final para a implementação era esta segunda-feira, 6.

Essa decisão de adiar o prazo atende a uma solicitação dos estados, que alegaram a necessidade de mais tempo para se adaptarem às novas diretrizes. Até o momento, o Ministério da Gestão e Inovação informa que cerca de 2 milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas.

A nova Carteira Nacional de Identidade tem como objetivo unificar o Registro Geral (RG) em todo o país, por meio da integração com o Cadastro de Pessoas Físicas. Vale destacar que essa é a segunda vez que o governo prorroga o prazo para a sua implantação.

Inicialmente, os estados teriam até o dia 6 de março para se adequarem às novas diretrizes. No entanto, na época, o prazo foi estendido até a data limite desta segunda-feira.

Além disso, em maio, o Ministério de Gestão e Inovação anunciou que a nova carteira de identidade virá com duas mudanças significativas em relação às normas estabelecidas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O novo documento não incluirá o campo “sexo” nem fará distinção entre “nome” e “nome social”.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações