Mensagens Personalizadas

Homem marca “Sim” e “Não” nos joelhos para evitar erro cirúrgico

Reprodução/Intagram

Em uma tentativa de prevenir possíveis equívocos médicos, o geneticista Anderson Arruda, de 50 anos, tomou uma medida única como precaução antes de passar por uma cirurgia no joelho. Após sofrer uma lesão no ligamento do joelho esquerdo ao cair, Arruda decidiu tomar as rédeas da situação e usou uma caneta de tinta azul para escrever as palavras “sim” e “não” nos joelhos, indicando qual joelho deveria ser operado. A cirurgia, realizada no último sábado, chamou a atenção pela abordagem não convencional, porém prática, para garantir a precisão cirúrgica.

A ideia, conforme explicou Anderson Arruda, foi inspirada em conselhos fornecidos por uma enfermeira especializada em cirurgias de joelho. “Colocar ‘sim’ e ‘não’ na verdade é uma recomendação das enfermeiras que trabalham com cirurgias de joelho ou outros procedimentos envolvendo dois membros. “A enfermeira também me enviou um texto com instruções pré-cirúrgicas, incluindo orientações dietéticas e detalhes sobre o procedimento. Nesse texto, havia uma orientação para marcar a perna que seria operada”, acrescentou.

A cirurgia foi realizada em Fortaleza, e chamou a atenção não apenas por sua abordagem engenhosa, mas também por destacar a importância da comunicação clara e do envolvimento do paciente na área médica.

Com informações do R7