Mensagens Personalizadas
Edit Content
Edit Content

Produtores ganham novo prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental

Beautiful aerial view with green forest landscape at twilight and sunset time for travel and vacation

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou no início de junho a lei que aumenta o prazo para proprietários rurais aderirem ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A lei amplia de seis meses para 1 ano o prazo para a adesão de proprietários rurais e possuidores de imóveis ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).Foi alterada também a forma de contagem deste prazo, que agora passa a valer após a validação cadastral.

O analista ambiental da Cocari, Felipe José Matheus de Castro, destaca a relevância da ampliação do prazo de adesão para os produtores. “A ampliação no prazo de adesão ao programa é algo benéfico para o produtor porque determina um prazo praticável, considerando fatores que fogem da competência do produtor rural, como a morosidade na análise do CAR”, comentou.

A nova proposta também garante que o produtor não tenha seu crédito rural negado por questões relativas à proteção da vegetação nativa durante o período do processo de regularização ambiental. Com isso, as instituições financeiras poderão ter acesso às informações do PRA.

Adesão ao PRA

O PRA é o próximo passo após a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sua adesão proporciona ao produtor o acesso a diversos benefícios para a regularização ambiental de algum passivo que possa ser identificado, por exemplo, em Área de Preservação Permanente (APP) ou Reserva Legal (RL). Ao aderir ao PRA, assinando um Termo de Compromisso, o produtor rural expressa aos seus parceiros comerciais que está buscando se regularizar de acordo com o novo Código Florestal, além de ter acesso a créditos agrícolas e também se beneficiar de programas governamentais de incentivo à produção e comercialização.

Fonte: Cocari

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações