Foram abertas inscrições para o primeiro semestre de 2023, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta quinta-feira (16). Estudantes são selecionados para vagas em instituições públicas de ensino superior. O prazo para se inscrever é até 24 de fevereiro no portal Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC).
A seleção acontece com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi divulgada no último dia 9. Podem participar do processo seletivo, os estudantes que fizeram o Enem 2022 e não podem ter tirado zero na redação.
Os inscritos podem escolher até duas opções de curso superior, que são ofertados por instituições públicas, que também devem se encaixar no limite da oferta, que é a partir da ordem de maior classificação. O cálculo é divulgado através do corte da nota de cada curso, da menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida, que segue o número de vagas e o total dos candidatos inscritos.
Quem não for selecionado em nenhuma das opções indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera.
O MEC divulgou o seguinte cronograma do primeiro semestre de 2023:
Período de inscrições – 16 a 24 de fevereiro
Divulgação do resultado da chamada regular – 28 de fevereiro
Matrícula da chamada regular – 02 a 08 de março
Prazo para participar da lista de espera – 28 de fevereiro a 08 de março
Convocação dos candidatos em lista de espera – a partir de 13 de março