A primeira chamada do Prouni para o 1º semestre deste ano sai nesta terça-feira, 3 de fevereiro. O resultado pode ser conferido na página acessounico.mec.gov.br/prouni.

O Programa Universidade para Todos seleciona estudantes para vagas em instituições privadas de Ensino Superior com bolsas de estudo pagas pelo Governo Federal.
A seleção usa as notas das duas últimas edições do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, 2025 e 2024.
O candidato precisa ter ficado, no mínimo, com 450 pontos na média das provas do exame e não ter zerado a nota de Redação.
Para este 1º semestre, são mais de 594 mil bolsas de estudo, a maior oferta da história: 46% delas são integrais e 54%, com metade da mensalidade garantida.
Essas bolsas parciais são para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa até 3 salários-mínimos. As bolsas integrais são para quem tem renda familiar bruta mensal por pessoa de, no máximo, um salário-mínimo e meio.
E começam nesta terça também, as inscrições para o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil.
O programa é para quem quer financiar a graduação no Ensino Superior privado por meio do Governo Federal.
Para esse primeiro semestre, são mais de 67 mil financiamentos, em 1,4 mil faculdades e universidades privadas de todo o país.
As inscrições são de graça, e vão até a próxima sexta-feira, 6 de fevereiro. Para isso, é preciso acessar a página: acessounico.mec.gov.br/fies.
Para o Fies, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta por pessoa até três salários-mínimos.
Já para o Fies Social, a exigência é de renda per capita até meio salário-mínimo e inscrição no CadÚnico em situação cadastral ativa.


