A Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência viveu um momento de emoção e significado com o toque do Sino da Esperança pela paciente Izabel Elizabeth Claudino, de 69 anos, símbolo da conclusão de uma etapa importante do tratamento oncológico.
O sino é tocado por pacientes que finalizam as sessões de quimioterapia e representa não apenas o fim de um ciclo, mas a força, a coragem e a esperança de quem enfrenta o câncer. Izabel seguirá com o tratamento, incluindo cirurgia que será realizada no próprio hospital, mas fez questão de celebrar essa conquista.
Emocionada, a paciente relembrou o início da caminhada. “No primeiro dia que eu entrei aqui, estava muito desesperada. Falei pra psicóloga daqui que eu nunca bateria o sino, porque não tinha essa doença. Mas hoje estou aqui, vencendo essa primeira etapa. Ainda falta uma caminhada, mas também esperança.”
No momento do toque do sino, a enfermeira da unidade, Giovana Roveri, leu uma mensagem especial, preparada para marcar a conquista. “Chegar aqui não foi simples, mas você conseguiu. Cada passo até o momento construiu uma história de superação que inspira a todos nós.”
O ato foi acompanhado pelas Irmãs Filhas da Caridade e equipe multiprofissional da Unidade de Tratamento do Câncer, que diariamente caminham ao lado dos pacientes, oferecendo cuidado e acolhimento.
Para a diretora geral do hospital, Irmã Geovana Ramos, o momento simboliza o compromisso da instituição com o tratamento humanizado. “Estamos muito felizes pela Izabel. Cada paciente que chega até esse momento nos enche de alegria e esperança. Ver a força com que ela enfrentou essa etapa e poder celebrar essa conquista junto com ela é algo que toca profundamente toda a nossa equipe”, afirmou.

