Obra contempla melhorias no piso e na cobertura da piscina, vestiários e acesso coberto, garantindo mais conforto e segurança no Jardim Diamantina

Com foco na segurança dos usuários e na melhoria do atendimento prestado à comunidade, o prefeito Rodolfo Mota autorizou nesta terça-feira (20/01) a execução da primeira etapa de melhorias estruturais no Centro da Juventude Alex Mazaron (CEJA de Apucarana), localizado no Jardim Diamantina, espaço que atende adolescentes, jovens e idosos do município.
Com investimento de R$ 264.978,10, o projeto contempla melhorias na área da piscina coberta, com substituição da cobertura existente, construção de acesso coberto a partir do bloco administrativo, além de adequações nos vestiários, piso e grelhas metálicas, garantindo mais segurança, conforto e melhor funcionamento do espaço.
O prefeito Rodolfo Mota destacou que a intervenção reafirma o compromisso da gestão com a população e o cuidado responsável com o patrimônio público. “Trata-se de uma obra aguardada há anos, que vai corrigir desgastes naturais do tempo e permitir a ampliação dos serviços oferecidos no local. É mais um presente para a cidade dentro da programação comemorativa dos 82 anos de Apucarana, neste que será o ano da construção e da transformação”, afirmou o prefeito, ressaltando que a ordem de serviço assinada marca a primeira etapa de melhorias que vai garantir mais segurança aos idosos que participam das aulas de hidroginástica e aos jovens da natação.
O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, reforça que a melhoria tem como prioridade a segurança dos usuários, especialmente do público idoso atendido no local. Segundo ele, ao assumir a secretaria, a situação da piscina chamou atenção pelo risco existente. “Nós atendemos muitos idosos aqui no Centro da Juventude e havia muita estrutura metálica exposta, com risco real de acidentes. As grelhas enferrujadas, por exemplo, são um perigo ainda maior para pessoas com diabetes, que têm maior dificuldade de cicatrização. Um acidente poderia causar um problema grave, e a responsabilidade é nossa enquanto poder público”, afirmou.
Bruno Marchi destacou ainda que a obra vai permitir a ampliação das atividades oferecidas no espaço. “Além da segurança, o objetivo é ampliar o atendimento. Já temos projetos para formação de nadadores, criação de novas turmas e aumento da oferta de atividades. No início, víamos poucas crianças e adolescentes aqui. Hoje esse cenário está mudando, com mais gente participando. Isso significa tirar jovens da rua e oferecer atividades de qualidade”, ressaltou.
A licitação foi vencida pela empresa HSM Engenharia Ltda., que terá prazo de quatro meses para a execução da obra. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Obras, garantindo o cumprimento do projeto técnico, dos prazos e da qualidade dos serviços executados. “Essa intervenção na piscina tem caráter preventivo e técnico. A cobertura sofreu oxidação das ferragens em razão do acúmulo de vapor, da água aquecida, da ação do cloro e, possivelmente, da ausência de pintura e proteção adequadas na estrutura metálica. Esse conjunto de fatores acabou acelerando o processo de corrosão”, explicou o engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, secretário municipal de Obras.
Além da cobertura, Mateus Franciscon Fernandes relata que o projeto contempla a reforma dos vestiários e melhorias no sistema hidráulico. “Vamos intervir na tubulação que alimenta a piscina, que hoje é antiga e pouco eficiente. A proposta é garantir um sistema de aquecimento mais moderno e funcional, com melhor planejamento da entrada de água”, afirmou. Outro ponto importante da obra será a construção de um acesso coberto até a piscina. “Em dias de chuva, os usuários não precisarão mais sair do bloco administrativo ou da área dos escritórios expostos ao tempo. Esse acesso coberto garante conforto e segurança”, acrescentou.
O que é – Compartilhado pelas secretarias de Esporte e de Assistência Social, o Centro da Juventude de Apucarana é um espaço construído em parceria com o Governo do Paraná, voltado à promoção da cidadania, convivência e formação pessoal e profissional de apucaranenses com idades entre 12 e 18 anos. O espaço também é utilizado para aulas de hidroginástica para idosos.
Com 1,7 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 5 mil metros quadrados, o Centro da Juventude disponibiliza biblioteca, laboratório, sala de informática, auditório, salas multiuso, praça, teatro de arena, pista de skate, ginásio poliesportivo e piscina semiolímpica coberta e aquecida, com atuação de profissionais das áreas de educação física, psicologia, pedagogia e assistência social, entre outras.
Presença – Entre as autoridades presentes no evento estiveram a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, o secretário municipal de Obras, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, e os vereadores Moisés Tavares, Pablo da Segurança, Sidnei da Levelimp e Luciano Facchiano.
Homenagem – O Centro da Juventude de Apucarana recebeu o nome de Alex Mazaron, falecido em 7 de agosto de 2009, aos 38 anos, vítima do vírus H1N1. Jovem atuante em Apucarana, Mazaron era professor, bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), filho de José Mazaron Sobrinho e de Júlia Lourenção Mazaron, e deixou os filhos Lucas Mazaron e Amanda Mazaron.

