Mensagens Personalizadas

Educação promove integração das equipes dos novos colégios cívico-militares para o ano letivo

Mais 33 colégios da rede estadual de ensino do Paraná começarão o ano letivo de 2026 incorporados ao modelo do Programa Colégios Cívico-Militares (CCM), totalizando 345 instituições integradas à modalidade de ensino, sendo 12 delas pelo Programa Paraná Integral (PPI).  A mudança é resultado da consulta pública realizada em novembro de 2025, em 50 escolas da rede estadual.

A aprovação pela comunidade escolar, registrada em quase 60% das unidades consultadas, confirma a ampla aceitação do modelo e consolida o Estado como detentor da maior rede de colégios cívico-militares do País.

Os novos colégios ficam em Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola. Confira a lista completa AQUI .

Para garantir uma transição organizada e alinhada aos diferenciais do programa, as equipes pedagógicas dos novos colégios integrantes já iniciaram o processo de adaptação, com treinamentos iniciados ainda no final do ano passado. Paralelamente ao acolhimento dos novos diretores, realizado em dezembro, essas unidades também receberam a apresentação das diretrizes do Programa. A iniciativa teve como objetivo sanar dúvidas, alinhar expectativas e identificar os pontos que demandam reforço, assegurando a preparação das escolas para o início do ano letivo.

Uma das primeiras medidas, implementada ainda nas primeiras semanas de janeiro, foi a contratação dos Militares Estaduais Inativos Voluntários (MEIV), que compunham a lista de espera do programa. Nas instituições nas quais ficarão alocados, os militares atuarão como monitores, sem interferir no conteúdo pedagógico, que continua sob responsabilidade exclusiva dos professores e da Secretaria da Educação.

Para capacitação e alinhamento dos MEIV, a Seed-PR promoveu, na última semana, reuniões formativas com as novas equipes do Programa Colégios Cívico-Militares, conduzidas pela coordenação do programa e por departamentos da Seed-PR. Os encontros abordaram as atribuições dos MEIV, as diretrizes que orientam o modelo, fundamentos pedagógicos, além de orientações sobre inclusão e diversidade, prevenção e manejo de indisciplina, procedimentos de segurança e atuação dos militares em articulação com a direção e a equipe pedagógica.

“Quando a escola começa o ano organizada e preparada, isso reforça a confiança da comunidade na decisão tomada durante a consulta pública. Nosso trabalho é transformar essa escolha em resultados concretos no dia a dia escolar”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

Soraia Cristina Azevedo, coordenadora do programa, explica que as reuniões de alinhamento começaram logo após a consulta pública para que o ano letivo inicie sem dúvidas. “Foi possível identificar as principais dúvidas e demandas apresentadas. A partir desse levantamento, estruturou-se reuniões formativas com o objetivo de subsidiar os diretores para o recebimento dos professores e funcionários, assegurando as orientações necessárias quanto à identidade e às diretrizes do programa”, afirmou.

PRÓXIMOS PASSOS – Nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), os Militares Estaduais Inativos Voluntários (MEIV) participarão da ambientação presencial nos Colégios Cívico-Militares que já integram o Programa CCM. 

Essa ação será organizada e acompanhada pelos técnicos dos Núcleos Regionais de Educação responsáveis pela demanda do CCM e constitui o primeiro contato dos novos militares com as unidades escolares. A ambientação ocorrerá em conjunto com MEIV já experientes, com o esclarecimento de dúvidas e a vivência prática da rotina e das atribuições desenvolvidas no cotidiano dos Colégios Cívico-Militares.

PROGRAMA COLÉGIO CÍVICO-MILITAR – Implantado pelo Governo do Estado em 2021, o modelo cívico-militar é coordenado pela Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) e combina a gestão civil com a presença de militares da reserva nas atividades administrativas e no apoio à rotina e organização escolar.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações