Mensagens Personalizadas
Edit Content
Edit Content

BC Protege+ barra 6,8 mil tentativas de fraude na estreia

Em sua primeira semana de funcionamento, a ferramenta BC Protege+, do Banco Central, bloqueou 6.879 tentativas de abertura de contas fraudulentas. O balanço, divulgado nesta sexta-feira (5), aponta que 238,6 mil cidadãos já ativaram a proteção e que as instituições financeiras realizaram 5,2 milhões de consultas obrigatórias ao sistema.

Lançado na última segunda-feira (1º), o serviço gratuito atua como uma camada extra de segurança. Ao ativar o recurso, o usuário sinaliza oficialmente que não deseja abrir novas contas correntes, poupança ou de pagamento. Como os bancos devem consultar essa base de dados antes de qualquer abertura, o sistema impede que criminosos utilizem dados de terceiros para contratar produtos financeiros ilegalmente.

Como utilizar

O bloqueio pode ser feito na área “Meu BC”, acessível com conta gov.br (nível prata ou ouro) e verificação em duas etapas. A proteção também está disponível para CNPJs, podendo ser ativada por representantes legais.

Caso o cidadão precise abrir uma conta legítima, é necessário acessar o sistema e desativar a proteção temporariamente. O Banco Central recomenda agendar a reativação automática logo após o procedimento para manter a segurança dos dados.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações