
Duas famílias de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, foram as primeiras do Paraná beneficiadas pelo programa Banheiro em Casa, do Governo do Estado. Elas receberam nesta quinta-feira (27) novos módulos sanitários construídos e instalados em conjunto pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Sanepar. O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou as famílias atendidas para conhecer de perto a nova estrutura, que será entregue a mais 12 famílias em situação de vulnerabilidade residentes na cidade.
A iniciativa faz parte do programa Casa Fácil Paraná e é destinada a famílias de baixa renda que vivem em moradias sem banheiro ou com instalações muito precárias. Ela foi desenvolvida pela Cohapar, em parceria com a Sanepar e os municípios, e visa assegurar mais saúde, salubridade e dignidade a milhares de paranaenses em situação de vulnerabilidade social. O investimento é de R$ 68 milhões.
Ratinho Junior destacou o caráter social do programa e a transformação que ele leva às comunidades. “É muito bonito poder levar um banheiro de qualidade para a população. Segundo o IBGE, há cerca de 30 mil domicílios no Paraná onde as pessoas não têm banheiro dentro de casa ou ainda usam estruturas muito antigas. A ideia é atender essas famílias e oferecer mais qualidade de vida e o mínimo de dignidade para tomar banho e ter um ambiente adequado para higiene”, afirmou.
Segundo o governador, o programa ocorre em conjunto com outras obras estruturantes na cidade. “Estamos muito felizes de começar por Ivaiporã. Além dos banheiros, o Asfalto Novo já chegou a diversas famílias, acabando com a poeira e melhorando a qualidade de vida. É um olhar social. O lema do nosso governo é ‘terra de gente que trabalha e cuida’, e a nossa função é cuidar dos paranaenses”, completou Ratinho Junior.
Entre os primeiros beneficiados está o aposentado João Maria de Oliveira, morador da região há mais de 50 anos. Ele contou que a família utilizava um banheiro improvisado, com fossa rústica e sem pia. “A gente usava só uma patente cavada, era perigoso e complicado. Quando falaram que viria um banheiro de verdade, fiquei muito alegre. Nunca conseguiria construir um desse. Agora muda tudo. É mais seguro, mais limpo e dá até para transformar o antigo espaço em uma lavanderia”, contou.
A família da dona de casa Silvana Vieira de Melo, vizinha de João Maria, foi a outra a receber o módulo. Ela revelou que cresceu sem banheiro e que, por muitos anos, ela e os filhos tomavam banho em bacia ou na cachoeira. “Foi muito sofrimento. Eu esquentava água no fogão para dar banho nas crianças e não tinha descarga, era tudo no balde. As doenças vinham fácil. Hoje, ter um banheiro bonito desses é uma bênção. Nunca imaginei ter algo assim. Mudou minha vida e da minha família”, comemorou Silvana.
CARÊNCIA – Com base no Censo 2022 do IBE, cerca de 4 mil famílias no Estado ainda moram em residências sem banheiro. Para enfrentar esse cenário, o Paraná estruturou um projeto específico para levar módulos sanitários completos e pré-fabricados às casas identificadas no mapeamento estadual.
Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o programa foi elaborado para ampliar a dignidade das famílias mais vulneráveis. “Esse programa partiu de um levantamento do IBGE que mostrou que muitas famílias ainda não têm um banheiro digno em casa. Desenvolvemos o projeto em parceria com a Sanepar e, num primeiro momento, vamos atender 3.400 famílias, começando pelos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, explicou.
De acordo com Lange, a entrega das primeiras unidades de Ivaiporã inaugura a fase de entregas do Banheiro em Casa. “Aqui são os dois primeiros módulos entregues, de forma simbólica, de um total de 14 famílias que serão atendidas apenas no município. As unidades chegam prontas, a Sanepar faz a ligação e já ficam prontas para uso”, acrescentou o presidente da Cohapar.
ESTRUTURA COMPLETA – Os módulos sanitários são construídos em modelo off-site, ou seja, pré-fabricados fora dos canteiros e transportados prontos para instalação, o que garante mais agilidade e menor custo operacional.
Cada unidade conta com vaso sanitário com caixa acoplada, lavatório, chuveiro elétrico, acabamentos hidráulicos e elétricos, iluminação em LED e espelho, atendendo a padrões de qualidade e salubridade. Depois da entrega da estrutura, as equipes da Sanepar fazem as conexões hidráulicas e garantem o pleno funcionamento do módulo na residência beneficiada.
Para o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o programa gera benefícios diretos à saúde e ao saneamento. “Um banheiro adequado melhora a salubridade e evita doenças. No Paraná, já alcançamos 82% de cobertura de esgotamento sanitário e vamos chegar a 90% até 2029, antecipando a meta nacional prevista para 2033. Esse avanço reflete nosso compromisso com a saúde pública e a inclusão social”, afirmou.
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, que acompanhou a visita do governador, disse que está feliz pelo município ser o primeiro receber os primeiros módulos do programa. “Esse é um projeto de grande sensibilidade social, que resolve um problema grave ainda enfrentado por uma parcela pequena das famílias do Paraná e de Ivaiporã. Tenho certeza que famílias beneficiadas estão contentes”, disse.

