O Governo do Estado do Paraná homologou a situação de emergência em mais nove municípios atingidos pelas fortes chuvas do fim de semana de 1º e 2 de novembro, somando agora 14 cidades reconhecidas oficialmente, entre elas São João do Ivaí e Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí.
Com a homologação, esses municípios passam a ter acesso aos recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), além de poderem realizar contratações emergenciais e buscar apoio estadual e federal para reconstrução de estruturas e atendimento às famílias afetadas.
De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta sexta-feira (7), 53 municípios registraram ocorrências relacionadas aos temporais, com mais de 23 mil pessoas afetadas. Dessas, 1,1 mil ficaram desalojadas e 108 desabrigadas. Também foram registradas mais de 7 mil casas danificadas e 75 completamente destruídas.
Entre as cidades mais atingidas está Jandaia do Sul, onde cinco mil pessoas foram afetadas e 1,2 mil residências danificadas devido à chuva de granizo e ventos fortes. Já São João do Ivaí também teve estragos significativos e agora poderá acessar os recursos emergenciais para reconstrução e apoio às famílias.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um pacote de R$ 50 milhões destinado ao Fecap para auxiliar os municípios prejudicados. Cada família que teve a residência danificada poderá receber até R$ 10 mil para reparos, por meio das prefeituras e órgãos de assistência social locais.
Além disso, o Instituto Água e Terra (IAT) dispensou as cidades afetadas da necessidade de licenças ambientais para obras emergenciais, como recuperação de estradas rurais e pontes danificadas.
A Defesa Civil segue com o atendimento às famílias, já tendo distribuído 17 mil telhas, 600 cestas básicas, 190 kits dormitório, 210 kits de higiene e 200 kits de limpeza, entre outros itens.
A previsão indica novas tempestades para esta sexta-feira (7), com possibilidade de chuva forte principalmente nas regiões Sudoeste, Oeste e Norte do Estado. A Defesa Civil reforça que os moradores devem acompanhar os alertas meteorológicos e seguir as orientações de segurança.
Os avisos podem ser recebidos gratuitamente por SMS: basta enviar o CEP para o número 40199.


