Representantes da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Faxinal, do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e da Associação dos Agricultores de Faxinal visitaram, na terça-feira (4), o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de uma parceria voltada ao estudo científico e tecnológico do Tomate de Faxinal, produto que se destaca na agricultura local.
A comitiva foi recebida pelas professoras e pesquisadoras Dirlei Diedrich Kieling e Luana Carolina Bosmuler Zuge, do curso de Engenharia de Alimentos. O diálogo contou com o apoio do Secretário de Estado de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, que tem incentivado ações de inovação no agronegócio paranaense.
De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcus Wielewski, o objetivo é desenvolver pesquisas que analisem o tomate produzido no município em todas as suas fases e variedades. “Com um estudo científico avançado, poderemos agregar valor à produção, identificar novas possibilidades de uso e fortalecer a economia local”, afirmou.
O projeto conta com apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial, além da Prefeitura de Faxinal, do IDR, do Sindicato Rural e da Associação dos Produtores Rurais.
Participaram da reunião o secretário Marcus Wielewski, o engenheiro agrônomo do IDR Paraná Luiz Carlos de Castro, e o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Faxinal, Flávio Jedneralski.


