Como parte das ações do Outubro Rosa, a Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência recebeu o educador físico e paciente da Unidade, Alisson Namba, para uma palestra inspiradora sobre a importância da atividade física na prevenção e no enfrentamento do câncer.
Durante o encontro, Alisson compartilhou sua história pessoal de superação e destacou como o exercício físico foi fundamental em sua jornada. “Eu penso que preciso me cuidar para poder cuidar das minhas filhas”, conta. Ele relatou ainda os desafios do tratamento e a importância de manter a mente e o corpo em movimento. “O exercício físico não é só estético ou questão motora, mas é muito da questão psicológica, da gente poder tirar um pouquinho o foco da doença, se sentir mais ativo e mais energizado”, afirma.
O educador também apresentou dados científicos que reforçam sua mensagem. Segundo um estudo do UK Biobank, pessoas fisicamente ativas têm até 23% menos risco de desenvolver câncer de mama pré-menopausa e de 17% para o pós-menopausa, quando comparadas a mulheres sedentárias. Os resultados mostraram que quanto maior a frequência e intensidade do movimento diário, menor o risco de incidência de diversos tipos de câncer, demonstrando o impacto direto do exercício na prevenção da doença.
Para os pacientes oncológicos, Alisson deixou uma mensagem de incentivo e esperança. “Vamos nos cuidar para poder estar presentes para quem a gente ama. Faz mais de um ano que finalizei meu ciclo de quimioterapia, passei por isso e sei que é difícil, então peço que vocês valorizem o corpo e a mente de vocês”, diz.
A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa da Unidade de Tratamento do Câncer, reforçando a prevenção ao câncer de mama.

