Mensagens Personalizadas

Ivaiporã é contemplada pelo Governo do Estado com ônibus adaptado para fortalecer políticas públicas para idosos

O Governo do Estado do Paraná anunciou, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, a lista dos 40 municípios contemplados com ônibus adaptados destinados ao transporte de pessoas idosas. A medida integra o programa Cuida Mais Paraná, que busca ampliar o acesso da população com mais de 60 anos a serviços públicos, ações de promoção social e atividades de integração.

Entre os municípios beneficiados está Ivaiporã, que é Cidade Amiga do Idoso, e referência regional em políticas de inclusão e cuidado com a Melhor Idade. O veículo, com capacidade para 38 passageiros e totalmente acessível, será utilizado pela Prefeitura em atividades do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, instituído pela Lei Estadual 22.189/2024, além do Viaja +60, turismo social e acessível, e em ações culturais, esportivas e de convivência promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Inclusão

O prefeito licenciado Carlos Gil e a prefeita em exercício Gertrudes Bernardy agradeceram ao governador Ratinho Júnior e à secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, pela inclusão de Ivaiporã entre os municípios contemplados.

“Trata-se de uma conquista muito importante para o grupo da Melhor Idade. O ônibus vai garantir conforto, acessibilidade e mais segurança para que possam participar de eventos, passeios e programas sociais. Agradeço ao Governo do Estado e à secretária Leandre Dal Ponte, que é uma grande parceira de Ivaiporã”, afirmou Carlos Gil.

Gertrudes Bernardy entende que investir em acessibilidade é investir em dignidade. “O Cuida Mais Paraná reforça a atenção que o Governo e os municípios têm dado às pessoas idosas, que merecem oportunidades de lazer, convivência e aprendizado”, declarou a prefeita em exercício.

A secretária Leandre Dal Ponte explicou que os municípios contemplados atenderam aos critérios da Resolução 152/2025, com prioridade para aqueles que aderiram à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O Paraná é o 1º Estado da América do Sul reconhecido pela OMS como Estado Amigo da Pessoa Idosa – título válido até 2028.