
Na última quinta-feira (2), a comunidade escolar de Borrazópolis teve um motivo para comemorar. Cento e nove estudantes da rede municipal de ensino foram beneficiados com a entrega de óculos de grau por meio do programa “Bons Olhos Paraná”. A entrega oficial contou com a presença do prefeito Adilson Lucchetti (Didi) e do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que veio à cidade para o evento.
Segundo o secretário, o programa é um diferencial por sua abordagem completa e proativa. “Ele vem e faz a buscativa nas escolas. A criança não precisa se deslocar para um centro grande, vêm aqui unidades móveis dotadas de equipamento de última geração”, explicou Carboni. Ele ressaltou que, para muitos, a ação foi transformadora: “A grande maioria das 109 crianças que receberam óculos hoje não sabia da necessidade ou não tinha condições de pagar. É o governo Ratinho Júnior cuidando das pessoas”.
O secretário anunciou ainda que o “Bons Olhos Paraná” será expandido para mais de 275 municípios, com o objetivo de melhorar o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) em todo o estado.
O prefeito Didi Lucchetti celebrou a parceria com a gestão estadual, afirmando que o apoio tem feito a diferença na administração municipal. “Do jeito que nós estamos sendo tratados hoje pelas secretarias do estado, pelo nosso governador, está sendo muito prazeroso e gostoso ser prefeito”, comparou. “Antigamente, a gente vivia com o pires na mão. Um convênio de R$ 200 ou R$ 300 mil era uma felicidade. Hoje, recebemos convênios maiores e isso está beneficiando os municípios”.
Carboni reforçou que a entrega dos óculos é parte de uma política social mais ampla, que cuida dos cidadãos “desde o nascimento”. Ele citou outros investimentos em andamento na região, como a distribuição de carrinhos de bebê, a construção de condomínios para idosos, o repasse de recursos para entidades do terceiro setor e a edificação de novas unidades do CRAS e creches.
Ao final, o secretário enfatizou a educação como pilar para o desenvolvimento. “A educação liberta, a educação emancipa as pessoas. Se você se qualifica, você vai ter uma vida melhor, uma vida mais digna”, concluiu.