Em um ano de Copa do Mundo atípica e fora de época, a paixão dos brasileiros pelo evento segue trazendo otimismo para a população. Uma pesquisa realizada pela Apoema, que investigou os torcedores fanáticos pela seleção brasileira e pela maior competição de futebol do planeta, aponta que 71% deles acreditam que o Brasil tem chance de se tornar hexa em 2022.
O estudo, que se aprofunda no torcedor brasileiro, leva em consideração o cenário da pandemia, ano de uma das eleições mais polêmicas da história e a camisa da seleção ter se tornado símbolo político. A pesquisa também conta com uma análise sócio-histórica de como o futebol e a Copa do Mundo foram se consolidando no Brasil e formaram a identidade do torcedor.
De acordo com a pesquisa, 55% dos torcedores apaixonados nunca foram ao estádio, mas sonham em acompanhar uma Copa do Mundo. O levantamento mostra ainda que, apesar de muitas vezes a torcida não sair de casa, os brasileiros são dedicados: estudam, analisam, discutem, conversam e sonham acerca da seleção brasileira. Hoje, 62% dos torcedores apaixonados pela equipe do Brasil e Copa do Mundo dizem que acompanham e sempre vão acompanhar o time.
A torcida pela seleção também impacta diretamente os comportamentos de consumo: os jogos movimentam a venda de cervejas e eletrodomésticos, por exemplo, já que a festa está intimamente ligada às confraternizações em família. Em 2022, 24% dos torcedores pretendem comprar uma nova TV para assistir melhor aos jogos.
Outro aspecto da pesquisa mostra a íntima relação da Copa com o ambiente residencial – 91% dos brasileiros curtem assistir aos jogos no conforto do próprio lar e 29% organizam a casa para deixá-la mais confortável para o evento. Até porque, nesse sentido, 42% dos entrevistados dizem que a relação com o futebol começou a ser construída a partir das vivências com seus familiares e 32% dizem que, no período de Copa do Mundo, gostam de se reunir e torcer com as família e os amigos.
Fato é que os brasileiros têm uma íntima relação com a Copa do Mundo ao longo da história. Nesse sentido, a pesquisa ainda traça a ordem cronológica dos jogos e seus principais impactos na sociedade. Um dado, em específico, chama atenção: 48% dos torcedores se sentem distantes da seleção. Porém, com a proximidade dos jogos, a tendência é que todos esses sentimentos apontados no estudo sejam despertados e que surja mais um momento histórico na trajetória do futebol brasileiro.
Grupo Massa