Todos sabemos que o café é uma das principais bebidas de consumo do brasileiro, segundo dados de 2023, o Brasil é o segundo maior consumidor do gênero no mundo, consumindo 23 milhões de sacas somente ano passado. Com o objetivo de evidenciar a qualidade do café paranaense, a 22ª edição do Café Qualidade Paraná 2024, destacou os melhores cafés nas categorias “Natural” e “Cereja Descascado”, além do melhor produto de cada região e a melhor amostra enviada.
Participaram desta competição 120 tipos de cafés, representados por 240 participantes, entre cafeicultores, lideranças de entidades representativas, autoridades e especialistas na área de café. Hoje, o Paraná é o 5º maior produtor nacional do grão com 30 mil hectares espalhados por 100 municípios.
Premiação se consolida como 3º maior prêmio de café do Brasil
O Concurso Café Qualidade Paraná é o terceiro maior prêmio de café do Brasil, ficando atrás apenas das iniciativas de Minas Gerais e Espírito Santo, os principais produtores do país. A competição é promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, composta pelo Sistema Faep, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina.
Tradicionalmente, o concurso conta com várias etapas, incluindo inscrição, coleta de amostras, quantificação, classificação física e prova sensorial. Atualmente, o concurso conta com a participação de oito Q-graders (especialistas internacionais na avaliação de cafés especiais) e dez juízes do IDR-Paraná, que desempenham um papel fundamental na análise das amostras.
Premiados:
Os premiados do Concurso Café Qualidade 2024 foram:
Categoria Natural
1º: Maristela Fatima da Silva Souza, de Tomazina
2º: Ariele Miranda Afonso, de Curiúva
3º: Flávia Guimarães da Silva Rosa, de Apucarana
4º: José Ciro Santiago, de Grandes Rios
5º: Sérgio José Miranda, de Jandaia do Sul
Categoria Cereja Descascado
1º: Claudeir Marcos de Souza, de Tomazina
2º: Valdeir Luiz de Souza, de Tomazina
3º: Marcia Cristina da Silva Costa, de Tomazina
4º: Juarez Colatino de Barros, de São Jerônimo da Serra
5º: Sirlei de Fatima da Cruz Carvalho, de Joaquim Távora
Campeões Regionais
Região de Cascavel
Aparecida de Oliveira Saboré Lopes, de Braganey
Região de Londrina
João Paulo Sgorlon, de Pitangueiras
Região de Toledo
Daiane Elisabete Colombo Teixeira, de Jesuítas
Região de Maringá
Wilson Lopes, de Mandaguari
Região de Cornélio Procópio
Magna Aparecida Nunes, de Congonhinhas
Região de Cianorte
José Aparecido Sanches, de Terra Boa
Reconhecimento e celebração
A Cocari consistentemente apoia o desenvolvimento do setor cafeeiro, reafirma sua posição de apoio às iniciativas de reconhecimento pela excelência. A cooperativa parabeniza os participantes de Mandaguari e região.