Mensagens Personalizadas

União Europeia aprova acordo comercial histórico com o Mercosul

Foto: Divulgação/Mapa

A União Europeia (UE) aprovou, nesta sexta-feira (9), a assinatura do aguardado acordo de livre comércio com o Mercosul. A confirmação foi feita pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que celebrou o apoio da maioria dos países do bloco europeu à medida, classificando a decisão como um marco histórico para a economia global.

Com o aval garantido, von der Leyen deve viajar ao Paraguai na próxima semana para oficializar a ratificação do tratado com os países sul-americanos. O Paraguai ocupa atualmente a presidência rotativa do Mercosul. A aprovação superou a resistência de nações como França, Polônia e Áustria, que votaram contra a proposta.

Para o Brasil, o impacto econômico projetado é significativo. Segundo a ApexBrasil, o acordo consolida um mercado de quase US$ 22 trilhões e tem potencial para incrementar as exportações brasileiras para a Europa em cerca de US$ 7 bilhões. Entre os benefícios imediatos estão a redução de tarifas para setores estratégicos, como equipamentos de transporte, autopeças, produtos químicos e diversas commodities.