Os municípios de Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lunardelli, Marumbi e Rio Bom passaram por vistorias técnicas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para avaliação da qualidade da sinalização viária. A ação faz parte da parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que busca garantir mais segurança nas ruas e rodovias.
O Tecpar analisa materiais como tintas, balizadores, placas e adesivos refletivos, verificando se atendem aos padrões exigidos. Além disso, a equipe realiza inspeções presenciais para conferir a correta aplicação da sinalização.
De acordo com o gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto, essa iniciativa evita o uso de materiais de baixa qualidade, reduzindo desperdícios e garantindo um trânsito mais seguro. “A falta ou a má conservação da sinalização pode causar acidentes e prejudicar a mobilidade. Com essa análise, os municípios podem gerir melhor seus recursos e garantir mais eficiência no trânsito”, explica.
Desde 2023, 64 municípios já receberam a vistoria do Tecpar. Além da parceria com o Detran, o instituto também realiza avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar e prefeituras.