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SEED orienta escolas estaduais do Paraná a não se envolverem com eventos de formatura; medida divide opiniões

Foto: SEED-PR

Uma orientação oficial da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná, publicada no dia 2 de junho, está gerando debates entre pais, alunos e educadores. A Direção de Planejamento e Gestão Escolar, por meio do Departamento de Normatização Escolar (DNE), estabeleceu que as instituições da rede estadual de ensino devem se abster de qualquer envolvimento na organização de cerimônias de formatura.

A reportagem do portal Nova Era News teve acesso ao documento nesta quarta-feira (18). A Orientação nº 006/2025 esclarece que as formaturas são eventos de caráter social e simbólico, sem vínculo com o calendário escolar oficial, e que, portanto, não cabem à escola.

Entre as principais determinações, a SEED destaca que:

  • As formaturas não são atividades obrigatórias nem curriculares;
  • Toda organização, contratação de serviços e custeio devem ser responsabilidade exclusiva de alunos, familiares ou comissões externas;
  • Escolas estão proibidas de recomendar empresas ou profissionais para esses eventos;
  • A participação de diretores e professores, se houver, deve ser apenas simbólica e sem qualquer envolvimento com questões financeiras ou contratuais;
  • As cerimônias não podem ocorrer antes do encerramento do ano letivo.

Além disso, o documento alerta para os riscos de conflitos de interesse caso haja associação indevida da imagem institucional das escolas com empresas privadas contratadas para as festas.

Opiniões divididas

A medida, que até então circulava de forma discreta entre os Núcleos Regionais de Educação, começa agora a gerar discussões entre a comunidade escolar.

De um lado, há quem defenda que o afastamento das escolas é um retrocesso. Para esses críticos, as instituições deveriam, ao menos, orientar os estudantes na organização, mesmo que de forma indireta e fora do ambiente escolar, justamente para evitar contratações mal planejadas ou situações de exclusão.

Por outro lado, muitos pais e estudantes consideram a decisão acertada. Eles argumentam que o afastamento das escolas evita constrangimentos e problemas de desigualdade, já que nem todos os alunos têm condições financeiras de participar de formaturas mais elaboradas.

A orientação é válida para todas as instituições de ensino da rede estadual do Paraná e, segundo o texto, deve ser amplamente divulgada entre os Núcleos Regionais e escolas.

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