A Rádio Nova Era FM (97.5) recebeu, na manhã desta sexta-feira (7), estudantes e uma professora da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, de Borrazópolis. O objetivo da visita foi apresentar a proposta do ensino em tempo integral da instituição, justamente no período em que se iniciam as matrículas para alunos do 5º ano da rede municipal que ingressarão no 6º ano da rede estadual.
Durante a entrevista, os estudantes detalharam o funcionamento da modalidade, que opera das 8h às 17h. Para quebrar a rotina das nove horas de permanência na escola, o currículo é diversificado e vai além das disciplinas tradicionais. São oferecidas aulas de pensamento lógico, cidadania digital, literatura e arte, práticas experimentais, empreendedorismo e educação financeira. Um dos grandes atrativos, segundo eles, é a inclusão do “estudo orientado”, que permite que os alunos não precisem levar tarefas para casa.
A instituição foca ainda no desenvolvimento de habilidades específicas através das “eletivas”, disciplinas escolhidas pelos próprios alunos, que incluem desde futsal e vôlei até robótica, horta escolar e projetos científicos – como o “Paraná Faz Ciência”, no qual a escola conquistou recentemente o segundo lugar em uma feira em Curitiba. O modelo também incentiva o protagonismo estudantil, com funções de liderança, monitoria e participação em projetos sociais, além de oferecer “clubes” de atividades recreativas, como xadrez e jogos, durante o intervalo de almoço.
As matrículas para o 6º ano já estão abertas. Os pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos no ensino integral da Escola Castelo Branco podem realizar o processo online, através do portal “Área do Aluno”, ou comparecer diretamente à secretaria da instituição para receber auxílio.


