O Programa Voa Brasil completou um ano de lançamento no dia 23 de julho e atingiu neste período cerca de 45 mil reservas de passagens de até R$ 200 para aposentados do INSS. A iniciativa garante a inserção social na aviação brasileira. O montante de passagens seria suficiente para lotar mais de 344 aeronaves com os beneficiados. O movimento de passageiros integrantes do programa foi registrado em 87 aeroportos de todos os estados do país.
O Voa Brasil foi lançado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com as companhias aéreas. As empresas firmaram o compromisso de disponibilizar passagens no site gov.br/voabrasil ao longo do primeiro ano do programa.
O objetivo é ofertar passagens ociosas e em baixa temporada para possibilitar o acesso a aposentados que não tinham viajado nos últimos 12 meses.
O diretor de Outorgas e Políticas Regulatórias, Daniel Longo, destacou o papel do programa em promover o acesso ao uso da aviação civil no país por aposentados. “O programa dá oportunidade a este grupo de brasileiros, de ter acesso ao transporte aéreo nacional, e isso é muito positivo. O Voa Brasil resgata a autoestima do aposentado, dá a possibilidade de fazer uma primeira viagem de avião ou mesmo de rever parentes que não via há anos.”
Destinos mais procurados
A cidade de são São Paulo (SP) foi o destino mais procurado pelos beneficiários – escolhida por 12,7 mil passageiros.
Em seguida aparece a cidade do Rio de Janeiro (RJ), destino de 3,6 mil viajantes entre 2024 e 2025. Já em terceiro lugar ficou Recife (PE) com 3,5 passageiros registrados.
Confira o ranking com os destinos mais procurados pelos usuários do Voa Brasil (por número de passageiros):
- São Paulo: 12.771;
- Rio de Janeiro: 3.673;
- Recife: 3.509;
- Brasília: 3.000;
- Fortaleza: 2.843;
- Salvador: 2.601;
- João Pessoa: 1.587;
- Maceió: 1.507;
- Belo Horizonte: 1.254;
- Natal: 1.150.
Entre as regiões, Sudeste e Nordeste concentraram, respectivamente, 43% e 40% do total de reservas efetuadas desde o início do programa.
Já a terceira região mais procurada pelos aposentados foi o Centro-Oeste (8%), seguida pelo Sul (5%) e pelo Norte (3%).
No total, foram 510 trechos diferentes procurados pelos aposentados – considerando que os mais movimentados foram entre a capital paulista e as capitais nordestinas Recife, Salvador, Maceió, Fortaleza e João Pessoa (ida e volta).
Também foram identificados trechos de longa distância, como Porto Alegre/Recife ou São Paulo/Fernando de Noronha (quatro horas de voo). Entre os trechos curtos, foram registrados viajantes da Ponte Aérea Rio/São Paulo e também dentro do mesmo estado, como Salvador/Porto Seguro.