O cenário político de Grandes Rios esquentou após o prefeito Willian José publicar um vídeo de mais de 25 minutos em suas redes sociais para rebater acusações feitas pela vereadora e presidente da Câmara, Roseli Ribeiro Barretos (PSB), a “Roseli do Cabeção”. A fala da parlamentar, que criticou a gestão da saúde municipal, ocorreu durante a sessão legislativa do último dia 6 de outubro.
Intitulado “A Luz da Verdade sobre os Fatos”, o vídeo do prefeito busca, segundo ele, “mostrar a verdade e defender os profissionais da saúde”. Willian José contrapôs ponto a ponto as declarações da vereadora, que havia apontado supostas falhas no atendimento, falta de oxigênio e demora em transferências de pacientes.
O prefeito classificou como “mentira” a alegação de que uma ambulância de Cruzmaltina teria precisado socorrer uma criança em Grandes Rios por falta de suporte local. Ele também negou enfaticamente a falta de oxigênio nas unidades de saúde. “É mentira que faltou oxigênio. O que aconteceu é que, naquele mesmo dia, estávamos recolhendo os frascos para enchimento. Nenhum paciente ficou sem atendimento”, garantiu.
Sobre os “cilindros perdidos” mencionados pela vereadora, Willian José explicou que se tratava de materiais emprestados sem controle em gestões passadas, uma situação que, segundo ele, sua administração está regularizando.
Em relação à demora nas transferências de pacientes, o gestor municipal afirmou que todos os procedimentos obedecem a rigorosos protocolos de regulação do SUS e que nenhuma remoção ocorre sem autorização médica e estabilidade clínica do paciente. “Os médicos sabem que o CRM deles está em jogo. Os enfermeiros têm o Coren em jogo. Saúde é coisa séria e não pode ser usada para politicagem”, declarou o prefeito.
Para reforçar seus argumentos, Willian José apresentou dados sobre o volume de atendimentos realizados pela saúde municipal nos primeiros oito meses de 2025, defendendo a eficiência dos serviços prestados à população.