Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, anunciou nesta terça-feira (11) que estão sendo firmadas parcerias com Google Pay e Apple Pay para permitir pagamentos via PIX por aproximação, utilizando telefones celulares.
Durante um evento promovido pelo Valor Capital Group em São Paulo, Campos Neto destacou que uma das principais razões pelas quais as pessoas preferem usar cartões de crédito ao invés do PIX é a conveniência da tecnologia de pagamento por aproximação.
Ele também defendeu a importância do diálogo entre nações para avançar na integração global dos sistemas de pagamento instantâneo.
Na última sexta-feira (7), o Banco Central divulgou que as transações via PIX alcançaram um novo recorde, com 206,8 milhões de operações realizadas em um único dia, totalizando R$ 90,9 bilhões. Esse montante também é um recorde histórico.
O número total de operações superou as 201,6 milhões de transações registradas em 5 de abril de 2024, que era o recorde anterior. Além disso, na última quinta-feira (6), foram realizadas mais de 400 milhões de transações via PIX em um intervalo de 48 horas, pela primeira vez.
“O volume de transações demonstra a importância do PIX como infraestrutura digital pública, promovendo a inclusão financeira, a inovação e a concorrência nos serviços de pagamento no Brasil”, avaliou o Banco Central.