As empresas vencedoras das concessões para os lotes 1 e 2 das rodovias no Paraná já deram início às obras em praças de pedágio, mesmo antes da formalização dos contratos, agendada para o final de janeiro de 2024.
Tanto o Grupo Pátria, responsável pelo lote 1, quanto o Grupo EPR, que conquistou o lote 2, receberam autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para iniciar os serviços pré-operacionais nas estradas.
No dia 1º, o DNIT autorizou o Grupo EPR a realizar “serviços iniciais de limpeza nas edificações e instalações” nas BRs 153, 277 e 369. O órgão enfatizou a importância de que essas atividades não impactem nos sistemas de iluminação das praças de pedágio desativadas nem no fluxo de veículos, solicitando que todas as ações sejam documentadas e encaminhadas por meio de relatórios ao DNIT.
No caso do lote 1, a autorização abrange a execução dos serviços pré-operacionais no sistema rodoviário para obras de reforma e aprimoramento. Isso permite que as empresas iniciem trabalhos de reforma e melhoria nas praças de pedágio, nas estações de pesagem de caminhões, nas bases operacionais e nas antigas estruturas de apoio ao usuário.
Desde o término das concessões anteriores em 2021, foram identificadas estruturas abandonadas, com vidros quebrados, portas arrancadas e paredes demolidas. Além disso, alguns pontos de cobrança desativados foram palco de acidentes graves, como o ocorrido em São Luiz do Purunã, onde um caminhoneiro perdeu a vida ao colidir com a estrutura.
No mesmo local, que faz parte do lote 1 das concessões, uma equipe já iniciou a demolição das antigas cabines nesta sexta-feira. A previsão é que as concessionárias assumam o controle das rodovias no final de fevereiro, conforme determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece que a cobrança da tarifa só pode começar quando as estradas estiverem em perfeitas condições.
As atuais autorizações concedidas pelo DNIT não incluem obras no asfalto nos trechos leiloados.
Os lotes 1 e 2 abrangem extensas áreas do estado. O lote 1 percorre 18 cidades e inclui cinco praças de pedágio, enquanto o lote 2 abrange 605 km de rodovias, passando por diversas regiões do Paraná e contemplando sete praças de pedágio.