A Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi, com apoio do prefeito Moacir Andreolla e do vice Wilson Lopes, encerrou recentemente o “Programa Castra Pet 2023”, que castrou 102 animais no total.
No final de 2022, foram realizadas 400 castrações de cadelas, com recursos próprios do município. E no dia 14 de setembro de 2023, também com recurso próprio, encerrou-se mais uma etapa das castrações, neste lote foram castradas 50 gatas e 50 cadelas.

O programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana. Com a castração, os animais ficam mais saudáveis, evitam ninhadas indesejáveis e reduzem o risco de abandono.
Ao todo, foram castrados no município 36 cachorros e 468 cadelas, evitando uma reprodução de mais ou menos 4.680 animais. Também foram castrados 18 gatos e 80 gatas, evitando uma reprodução de 1.600 felinos. As estimativas foram divulgadas pela própria prefeitura.
A castração é um procedimento cirúrgico que retira os órgãos reprodutivos de cães e gatos. Além de controlar a população animal, a castração também traz benefícios à saúde dos animais, como a redução do risco de câncer de mama e de próstata, doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas.
As cirurgias foram realizadas pelas médicas veterinárias Jussana Delgado e Marcela Salla, auxiliadas pelos estagiários Gabriel Lopes e Rodrigo Otoni. A coordenação do projeto ficou a cargo de Cirene Quevedo.