A partir de quinta-feira, 14, o Brasil enfrentará uma nova onda de calor, com pelo menos oito estados previstos para registrar temperaturas superiores a 40°C. De acordo com o Climatempo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia experimentarão temperaturas mais de 5°C acima do padrão para esta época do ano. Prevê-se que esse fenômeno persista até o dia 20 de dezembro de 2023.
A onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até mesmo semanas, durante os quais as temperaturas em uma região permanecem cerca de 5°C ou mais acima da média. Esta será a quinta ocorrência consecutiva no país, que já vivenciou esse fenômeno nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.
Para o restante do país e as áreas em laranja, as temperaturas também serão elevadas, embora não por um período tão prolongado quanto nas áreas em vermelho, que apresentarão mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal.