A cidade de Arapongas vai passar a oferecer o teste do pezinho ampliado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um convênio firmado entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e a Itaipu Binacional, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Jandaia do Sul.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (11), durante reunião no gabinete do prefeito Rafael Cita — que também preside o Cisvir — com representantes da entidade e da universidade. O novo exame será disponibilizado para recém-nascidos em sete hospitais de municípios consorciados: Arapongas, Apucarana, Faxinal, Jandaia do Sul, São Pedro do Ivaí, Grandes Rios e Kaloré.
Atualmente, o teste do pezinho oferecido pelo SUS detecta seis doenças. Com a nova versão ampliada, será possível identificar até 32 patologias de forma precoce, incluindo condições que podem impactar significativamente a qualidade de vida das crianças. A iniciativa também poderá contribuir com a investigação precoce de sinais relacionados ao transtorno do espectro autista (TEA), embora o diagnóstico oficial continue sendo clínico.
A diretora geral do Cisvir, Letícia Bento, explica que o projeto contará com suporte técnico e acompanhamento especializado. “A universidade entra com o capital intelectual e os pesquisadores. O Cisvir dará suporte com equipe multidisciplinar formada por farmacêutico, pediatra e nutricionista”, destacou.
Segundo ela, o Paraná ainda não oferta o teste ampliado pelo SUS, ao contrário de locais como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. “Com esse convênio, estaremos à frente de muitos estados do país”, afirmou.
O prefeito Rafael Cita destacou a importância da ação. “É mais um passo na direção de um atendimento mais qualificado e humano. O Cisvir mais uma vez demonstra seu pioneirismo em saúde pública”, disse.
A implantação do convênio ainda depende de etapas como a contratação de bioquímico por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). A expectativa é que a oferta dos exames comece em breve.