Uma moradora de Borrazópolis foi vítima de um golpe de estelionato na tarde de terça-feira (8), envolvendo o uso de inteligência artificial para simular uma videochamada. O caso foi registrado pela Polícia Militar na quarta-feira (9) e encaminhado à 53ª Delegacia Regional de Polícia de Faxinal.
De acordo com o boletim, a vítima recebeu uma videochamada via WhatsApp que parecia ser de um homem identificado como “Renato Ambrósio”, suposto representante da empresa “Viva Sorte”. A imagem, aparentemente gerada com tecnologia de IA, informava que ela havia sido contemplada com um prêmio no valor de R$ 50 mil.
Durante a conversa, os golpistas pediram dados bancários de contas do Nubank, Banco do Brasil, Bradesco e Sicredi. Em seguida, orientaram a vítima a escanear um código de barras exibido na própria tela do celular por meio do aplicativo da cooperativa Sicredi. Foi nesse momento que os estelionatários conseguiram clonar o telefone e acessar a conta bancária da vítima.
Com acesso ao sistema, os golpistas realizaram um PIX de R$ 140,00 para uma empresa cujo nome não foi divulgado. A Polícia Militar orientou a moradora a procurar a cooperativa de crédito e tomar todas as providências junto à instituição financeira.