Mensagens Personalizadas

Moradora cai no “Golpe do Viva Sorte” com uso de inteligência artificial em Borrazópolis

Uma moradora de Borrazópolis foi vítima de um golpe de estelionato na tarde de terça-feira (8), envolvendo o uso de inteligência artificial para simular uma videochamada. O caso foi registrado pela Polícia Militar na quarta-feira (9) e encaminhado à 53ª Delegacia Regional de Polícia de Faxinal.

De acordo com o boletim, a vítima recebeu uma videochamada via WhatsApp que parecia ser de um homem identificado como “Renato Ambrósio”, suposto representante da empresa “Viva Sorte”. A imagem, aparentemente gerada com tecnologia de IA, informava que ela havia sido contemplada com um prêmio no valor de R$ 50 mil.

Durante a conversa, os golpistas pediram dados bancários de contas do Nubank, Banco do Brasil, Bradesco e Sicredi. Em seguida, orientaram a vítima a escanear um código de barras exibido na própria tela do celular por meio do aplicativo da cooperativa Sicredi. Foi nesse momento que os estelionatários conseguiram clonar o telefone e acessar a conta bancária da vítima.

Com acesso ao sistema, os golpistas realizaram um PIX de R$ 140,00 para uma empresa cujo nome não foi divulgado. A Polícia Militar orientou a moradora a procurar a cooperativa de crédito e tomar todas as providências junto à instituição financeira.