Nesta sexta-feira (21), o colunista Tarcino Davantel apresentou o quadro Momento Agropecuário na Rádio Nova Era FM (97.5). O tema abordado é a formação do preço da soja, destacando os três principais fatores que influenciam sua cotação: a Bolsa de Chicago, a cotação do dólar e o prêmio.
Destaques
- 📈 A Bolsa de Chicago (CBOT) é o principal mercado de futuros para commodities agrícolas, e o preço da soja negociado lá é determinado pela oferta e demanda global, expectativas de produção e consumo e condições climáticas.
- 💲 A cotação do dólar influencia o preço da soja no Brasil porque os preços internacionais são cotados em dólares e precisam ser convertidos para reais.
- 💰 O prêmio é um valor adicional pago sobre o preço do mercado da soja, e é influenciado por fatores como qualidade, localização, custos de frete, disponibilidade e demanda.
- 🌎 O clima nas regiões produtoras, especialmente nos Estados Unidos e na Argentina, é um fator crucial que pode influenciar o preço da soja.
- 📊 O colunista recomenda que os produtores diversifiquem suas vendas para garantir um bom lucro, fixando um preço mínimo para cobrir os custos de produção e aproveitando oscilações do mercado.
Veja o quadro completo: