Neste domingo, a Meta anunciou o lançamento de um novo aplicativo de edição de vídeo chamado Edits, pouco após o CapCut, da ByteDance, ser removido da App Store da Apple e da Google Play Store devido à proibição do TikTok.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, divulgou no Threads que o aplicativo estará disponível no próximo mês para iOS, com uma versão para Android planejada para lançamento posterior. Mosseri destacou que a empresa está trabalhando com criadores selecionados para coletar feedback sobre a nova ferramenta.
“Hoje estamos anunciando um novo app chamado ‘Edits’ para aqueles que são apaixonados por criar vídeos no celular. Há muita coisa acontecendo no momento, mas independentemente disso, nosso trabalho é fornecer as melhores ferramentas possíveis para os criadores,” escreveu Mosseri.
Recursos do “Edits”
Mosseri explicou que o aplicativo contará com uma série de ferramentas criativas, incluindo:
- Uma aba de inspiração, para buscar referências;
- Uma aba de organização, para acompanhar ideias;
- Câmera de alta qualidade;
- Opção para compartilhar rascunhos com amigos ou colaboradores.
Além disso, criadores poderão acompanhar o desempenho de vídeos feitos no Edits diretamente no Instagram após a publicação.
Foco nos criadores de conteúdo
Mosseri destacou que o Edits é voltado mais para criadores profissionais do que para usuários casuais, embora reconheça que essa diferenciação possa ser difícil de mensurar.
Estratégias da Meta
A Meta tem um histórico de aproveitar lacunas no mercado. Em 2020, após o banimento do TikTok na Índia, a empresa lançou o Instagram Reels dias depois. Em 2023, lançou o Threads, concorrente das redes sociais baseadas em texto como o X (antigo Twitter).
A empresa parece estar de olho em atrair criadores que buscam alternativas na ausência do CapCut. Mesmo que o app da ByteDance volte às lojas de aplicativos, a instabilidade pode criar oportunidades para novas ferramentas como o Edits.
Concorrência em expansão
Recentemente, o Captions, um app de edição de vídeo apoiado pela a16z, adotou um modelo freemium para atrair mais usuários e disputar espaço com o CapCut.
Fonte: TechCrunch