Após período de férias, as Oficinas Culturais retornarão na segunda-feira, dia 28 de julho, com aulas de música, balé, dança criativa, teatro, artes visuais e plásticas.
Desde abril de 2024, a Secretaria Municipal de Cultura de Ivaiporã mantém em atividade um projeto que vem transformando a rotina de crianças, adolescentes e adultos. Trata-se das Oficinas Culturais desenvolvidas no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde é desenvolvido o projeto de Formação Artística – atendendo principalmente crianças da rede pública de ensino, com idade entre 4 e 15 anos. À noite, também são oferecidas turmas para adultos nas áreas de música e teatro.
Segundo o secretário de Cultura, Dionata Rodrigues, cada turma reserva 2 vagas para alunos da rede particular ou cujos pais recebem acima de 4 salários mínimos.
Objetivo
“O projeto de Formação Artística nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e apresenta resultados muito positivos. Temos alunas que se destacam em apresentações e um quinteto musical com ótima afinação. Ambos estão em fase de formação. Mas os talentos começam a despontar – especialmente nos trabalhos em grupo”, afirmou o secretário.
As Oficinas Culturais vêm ganhando espaço nas atividades oficiais do município. Desde setembro de 2024, a maioria dos eventos promovidos pela Prefeitura conta com a participação dos alunos do Centro Cultural. Entre os destaques estão a abertura do Desfile de 7 de Setembro, Congresso do Dia da Árvore, Show das Luzes, Chegada do Papai Noel e o Festival de Dança. Além de apresentações em Ivaiporã, os alunos também representaram o município nos eventos: Riquezas do Vale, em Cambira, e Godoy Moreira.
Um dos momentos mais marcantes ocorreu em abril de 2025 durante a abertura dos Jogos Escolares, no Ginásio Alcebíades Alves, quando os alunos do Centro Cultural Olívia Hauptmann foram os protagonistas do espetáculo.
Resultados positivos
De acordo com Dionata Rodrigues, o envolvimento das famílias tem sido um dos pontos altos do projeto. “Os pais estão encantados. São muitas informações. Mas os resultados são percebidos entre os alunos que passam o contraturno escolar no Centro Cultural Olívia Hauptmann”, completou o secretário.
Para a vice-prefeita Gertrudes Bernardy a Formação Artística também disciplina e transforma vidas. “A dedicação da equipe da Secretaria de Cultura, o empenho dos alunos e o envolvimento das famílias comprovam que vale a pena investir em cultura”, declarou Gertrudes Bernardy.
Sobre os resultados positivos, o prefeito Carlos Gil entende que se trata de um trabalho de base fundamental para o desenvolvimento dos jovem e incentivo à participação dos adultos nas Oficinas Culturais. “Democratizar o acesso à cultura é uma das nossas prioridades, e os resultados são visíveis”, afirmou Carlos Gil.