Nesta quarta-feira (22), a região Sul do Brasil está sob alerta de tempestades, conforme comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu um alerta laranja indicando potencial perigo para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Inmet destaca a possibilidade de um volume acumulado de chuva atingir até 100 milímetros por dia, acompanhado por ventos intensos, alcançando até 100 km/h, e a chance de queda de granizo em determinadas áreas. Em decorrência desses fenômenos, há riscos de cortes de energia elétrica, danos às plantações, quedas de árvores e possíveis alagamentos em algumas cidades.
Apesar do alerta de tempestade, as temperaturas permanecem elevadas na maior parte do país, com muitas cidades prevendo valores próximos a 30°C.
No estado do Paraná, especificamente, o calor predominará na região norte. Em Apucarana, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que os termômetros atinjam uma máxima de 31°C, com uma mínima estimada de 21°C.
Londrina também deverá registrar uma máxima de 31°C, de acordo com o instituto meteorológico. Já em Maringá, a temperatura tende a subir ainda mais, alcançando uma máxima de 33°C.