Uma idosa de 89 anos foi abandonada pela própria filha e pelo genro, que foi detido pela Polícia Militar na quarta-feira (15), em Califórnia.
A ocorrência foi registrada na Rua Silvestre Antônio Silva, Centro da cidade. O solicitante, filho da idosa, desconfiava que ela havia sido abandonada e acionou a PM.
A equipe policial se dirigiu ao endereço informado e não encontrou ninguém na residência. Após obter o número de telefone dos moradores, tentaram fazer contato sem sucesso.
Após alguns minutos, o cunhado do solicitante chegou à residência e informou que a sogra estava na cama e que a esposa havia abandonado a idosa em 13 de novembro. Ele admitiu não cuidar dela há dois dias.
Ao constatar a situação de abandono, a idosa apresentava sinais de desidratação e um forte odor de urina, com a janela trancada. A equipe acionou uma ambulância para encaminhar a idosa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana, onde foi confirmado seu estado de fraqueza e desidratação.
O solicitante assumiu a responsabilidade pelos cuidados da mãe, enquanto o cunhado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Marilândia do Sul, e deve responder pelo crime de abandono de incapaz.