Mensagens Personalizadas

Governo seleciona contadores, economistas e administradores em nova Residência Técnica

Foto: SETI

O Governo do Paraná está com inscrições abertas e gratuitas para um novo programa de Residência Técnica (Restec) em Gestão por Processos (Gespro), com o objetivo de implementar metodologias alinhadas às melhores práticas de governança e às demandas da administração pública. São 24 vagas ofertadas em Curitiba para profissionais com até três anos de formação em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. O prazo para a realização das inscrições encerra em 15 de agosto.

A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as secretarias do Planejamento (SEPL) e da Administração e da Previdência (Seap). Os residentes técnicos do Estado do Paraná contam com uma pós-graduação em nível de especialização na modalidade de ensino a distância (EAD), e recebem remuneração mensal de R$ 3.304 por até dois anos, período de duração do programa. Esse valor contempla uma bolsa-auxílio mais o auxílio-transporte.

O curso de especialização desse novo programa será ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com carga horária de 420 horas, incluindo o trabalho de conclusão de curso no formato de artigo científico. O conteúdo de ensino contempla disciplinas que combinam fundamentos teóricos e práticos de gestão, abrangendo planejamento estratégico, gestão pública, modelagem de processos e sistemas de informação, entre outros conhecimentos aplicáveis ao setor público.

Segundo o coordenador da Restec Gespro, professor Tayso Spina e Silva, da UENP, o programa representa um avanço significativo na qualificação de profissionais para o setor público. “Esta iniciativa reforça o compromisso do Estado com a excelência na gestão, oferecendo formação especializada e prática em processos que elevam a eficiência e a transparência da administração pública, além de preparar os participantes para os desafios atuais da governança”, afirma o docente.

Os residentes técnicos selecionados serão lotados em cada uma das 24 secretarias estaduais, incluindo a Casa Civil, a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A carga horária prevista para as atividades práticas presenciais dos bolsistas é de seis horas diárias, somando 30 horas semanais. No ato da inscrição, os profissionais devem indicar a instituição onde pretendem desenvolver essas atividades.

PROVA – Segundo o edital, os candidatos serão selecionados por meio de uma prova eliminatória e classificatória, aplicada em 26 de agosto no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UENP. Com duração de 60 minutos, essa prova online será composta por dez questões objetivas, cada uma valendo dez pontos.

Serviço:

Restec em Gestão por Processos

Inscrições: até 15 de agosto – Edital AQUI

Prova online: 26 de agosto

Resultado preliminar: 28 de agosto

Resultado definitivo: 5 de setembro

Matrículas: 8 a 18 de setembro

Início das atividades e do curso: outubro