O Google agora permite que qualquer pessoa nos Estados Unidos use inteligência artificial para ligar para comércios locais. A nova função, que já está disponível na Busca do Google, possibilita que os usuários solicitem informações sobre preços ou disponibilidade de serviços sem precisar falar ao telefone.A funcionalidade começou a ser testada em janeiro e, por enquanto, está disponível apenas para alguns tipos de estabelecimentos, como pet shops, lavanderias e oficinas mecânicas. Ao buscar por um desses serviços, como um pet shop, o Google exibe uma nova opção abaixo da listagem: “peça para a IA verificar os preços”.
Ao selecionar essa opção, o Google pedirá informações adicionais sobre o pedido, como o tipo de animal de estimação, a raça, os serviços desejados, quando você precisa deles e como prefere receber as atualizações (por e-mail ou SMS). A funcionalidade pode agradar especialmente os usuários mais jovens, que, segundo estudos, têm mais dificuldade em fazer ligações telefônicas.
Robby Stein, vice-presidente de produto da Busca do Google, explicou ao The Verge que o sistema utiliza o modelo Duplex em conjunto com o Gemini para realizar as chamadas. “O Gemini, com a tecnologia Duplex, fará ligações em seu nome”, disse Stein. “A ferramenta irá se identificar como uma IA do Google tentando obter informações em nome do cliente e repassará seus dados, evitando que você perca tempo com isso.” Após concluir a chamada, a IA envia uma atualização por mensagem de texto com os horários disponíveis ou preços.
Empresários podem desativar o recebimento dessas chamadas automatizadas nas configurações do perfil do Google. Embora o recurso já esteja disponível de forma geral nos EUA, assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra terão acesso a limites maiores de uso.
Além disso, o Google começou a testar o Gemini 2.5 Pro no chamado “AI Mode” — modo com tecnologia de busca por IA lançado em maio para todos os usuários nos Estados Unidos. Assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra que participam dos testes no Google Labs agora podem escolher usar o Gemini 2.5 Pro, que, segundo Stein, se destaca especialmente em tarefas de raciocínio avançado, matemática e programação. Por padrão, o AI Mode usa uma versão personalizada da série Gemini 2.0.
O Google também está testando o uso do recurso Deep Search dentro do AI Mode, permitindo que a IA elabore relatórios aprofundados sobre uma consulta. “O modelo está realmente raciocinando, criando perguntas para fazer e buscas para realizar”, afirma Stein. “Durante a construção da resposta, ele revisa seu próprio trabalho e emite novas perguntas, criando uma cadeia de raciocínio em múltiplas etapas.” Este recurso também estará disponível para assinantes AI Pro e AI Ultra por meio do Google Labs.
Com informações do site The Verge.