Dando sequência à Semana de Integração Pedagógica, a Fatec Ivaiporã realizou uma reunião com os professores responsáveis pelas disciplinas de Projeto Integrador, na quarta-feira, dia 4 de fevereiro, na Incubadora Tecnológica. O foco foi relacionado ao alinhamento das atividades, metodologias e diretrizes que vão orientar o desenvolvimento dos projetos ao longo do semestre.
O Projeto Integrador é uma disciplina presente nos cursos e visa aproximar teoria, prática e demandas da formação acadêmica, com ações voltadas à sociedade, projetando no ambiente acadêmico as experiências reais do mercado de trabalho – desde os primeiros períodos dos cursos.
A curricularização da extensão prevê a inclusão obrigatória de atividades extensionistas nos cursos de graduação, correspondendo a pelo menos 10% da carga horária total. A diretriz está prevista na Resolução CNE/CES nº 7/2018.
Segundo a coordenadora de Ensino e Extensão, Patrícia Carvalho, os Projetos Integradores fazem parte da proposta pedagógica da Fatec Ivaiporã, que busca aproximar o ensino da prática às necessidades da população. “Os alunos desenvolvem projetos que atendem desde a área da Saúde à Engenharia, Arquitetura e Ciências Contábeis. Cada curso atua conforme a especificidade com foco em demandas concretas”, explicou a coordenadora.
A Incubadora Tecnológica permite que projetos acadêmicos avancem para além da sala de aula e ganhem viabilidade prática. “As ideias podem se transformar em produtos ou serviços. O Projeto Integrador não precisa se encerrar como trabalho acadêmico e sim evoluir para uma iniciativa empreendedora”, reforçou Patrícia Carvalho.
Leg press portátil
Um exemplo citado durante a reunião foi o desenvolvimento de um leg press portátil por acadêmicas de Fisioterapia, pensado para atender pacientes acamados. O equipamento foi projetado, desenvolvido com apoio técnico e está disponível na Clínica de Fisioterapia da Fatec.
Além do alinhamento das etapas do Projeto Integrador, a programação incluiu a preparação de uma oficina de Design Thinking – metodologia adotada pela Fatec Ivaiporã e trabalhada com os professores para posterior aplicação em sala de aula.
Segundo o secretário municipal de Inovação e Cooperação Internacional, Eniel Bueno, a parceria com a Fatec Ivaiporã contribui para ampliar projetos voltados ao desenvolvimento econômico e acadêmico do município. “Receber os professores permite que conheçam a Incubadora Tecnológica e levem o conceito para a sala de aula. A ideia é incentivar os alunos a desenvolver projetos que possam ser incubados e se tornar empresas”, afirmou Eniel Bueno informando que será lançado um edital para seleção projetos no fim do mês.
Aprimoramento
O diretor acadêmico da Fatec Ivaiporã, Roni Ferreira, explicou que a reunião também teve como objetivo aprimorar a gestão dos Projetos Integradores – especialmente com o ingresso de docentes. “Cada semestre exige avaliação e ajustes. O alinhamento entre professores, coordenação de curso e a área de Ensino e Extensão é fundamental para que os projetos possam ser desenvolvidos de forma conjunta”, reforçou o diretor acadêmico.
No final, Roni Ferreira agradeceu ao secretário Eniel Bueno pela parceria com a Fatec Ivaiporã e orientou os professores sobre a Mostra de Projetos Integradores (MOPI), prevista para junho, quando os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre serão apresentados.


