Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Expoingá, festas populares e festivais de música movimentam calendário turístico de maio

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O calendário turístico de maio será movimentado por exposições, festas populares, gastronomia e esporte. São destaques a Expoingá, de Maringá, que nesta edição comemora 50 anos de existência, e o Festival de Música Pop (Fespop), considerado um dos maiores do gênero na América Latina, que acontece em Santa Terezinha do Itaipu, na região Oeste, entre os dias 9 e 12. O evento atrai jovens de outros estados e países vizinhos com uma intensa e variada programação de shows. 

A maior atração no Noroeste do Estado é a Expoingá, uma das principais feiras do setor agroindustrial do Paraná e do Brasil, entre os dias 9 a 19. Neste ano, a feira comemora 50 anos de existência. A marca da edição é “Expoingá 2024, o elo entre tradição e inovação”. O evento deve levar milhares de pessoas ao Parque Internacional de Exposições de Maringá.

Outro parque de exposições que recebe grande movimento de turistas em maio é o de Jandaia do Sul (região Norte), onde entre os dias 17 e 19 acontece o 3° Festival da Cachaça. O evento reúne expositores e cachaciers (profissionais que trabalham com o destilado) de todo o Paraná e outros estados.

Já em Itambaracá, também no Norte, a 3ª Exposição e Feira Agropecuária e Industrial (EFAPI) tem não só mostra e atividades agroindustriais como também atrações que valorizam as tradições culturais paranaenses. Um momento muito aguardado é rodeio, que atrai grande público. A Efapi será realizada de 16 a 19 no parque de exposições da cidade.

Ainda no Norte do Estado, em Sapopema, ocorre de 24 a 26 o Festival Gastronômico, que lota o Parque Linear Clovis da Costa Moraes. O evento promete ser uma experiência para degustação de pratos típicos da região, com refeições embaladas por shows e apresentações musicais.

FESTAS – Entre as festividades tradicionais, está a comemoração dos 42 anos de emancipação política de Pranchita, no Sudoeste do Estado. Será dia 11 e a prefeitura programou uma série de eventos e ações para marcar a data.

Com uma média de público de 4 mil participantes por dia, o “Antonina Blues Festival” chega à 8ª edição em 2024. O evento acontece dia 30, na Praça Feira Mar, de Antonina, uma das mais antigas cidades paranaenses, que abriga construções históricas e muitas tradições. O Festival reúne apresentações do blues norte-americano. Além do palco principal, a Estação Ferroviária e a Ponta da Pita, dois importantes pontos turísticos da cidade, também são espaços de shows em diferentes horários.

Já no fim do mês, de 29 de maio a 2 de junho, o município de Floraí, na região Noroeste, promove a 33° edição da sua Festa das Nações. Em 2023, o evento foi responsável por atrair um público de aproximadamente 30 mil pessoas. Neste ano, a organização aposta em shows musicais gratuitos, comidas típicas, parque de diversões e sorteio de prêmios para atrair o público.

Também encerrando o mês, a cidade de Inácio Martins, no Centro-Sul, realiza a 15ª Festa do Pinhão, de 31 de maio a 2 de junho. O Parque Municipal Dallegrave será palco do encontro, que tem como propósito exaltar a identidade cultural do município, além de sua grande produção do pinhão, queridinho dos paranaenses durante o inverno.

A festa junina já começa neste mês, no dia 31, em São Pedro do Paraná, com atrações patra todos os gostos e idades até o dia 8 de junho. Também no dia 31, Morretes sedia a Festa Agrícola e Artesanal, que chega à sua 38ª edição.

SOBRE RODAS – O segmento do turismo sobre rodas também está na mira de ações deste mês de maio no Paraná. O 4º Encontro de Fuscas, em Antonina (Litoral) recebe, no dia 26, apaixonados pelo icônico carro e outras raridades da fabricante Volkswagen. Consolidado entre os moradores e amantes do segmento, a expectativa é que cerca de 500 veículos estejam disponíveis para exposição.

Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, o Viaje Paraná participa em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, do Against The Wind Chopper Show, evento voltado a expositores e admiradores das motos estilo chopper. Focado na arte da customização de motos e outros itens relacionados, o evento acontece no espaço Hangar Racing e vai contar com produtos para compra, praça de alimentação e shows.

CORRIDA – Em Paranavaí, no Noroeste do Oeste, será realizada a 3ª edição da Corrida Maluca, nos dias 18 e 19. O Parque Ouro Branco será o palco deste evento, que reúne diversos competidores (e corajosos) para descerem uma ladeira com seus carrinhos feitos de maneira artesanal. No dia 26, Rolândia, no Norte, sedia a Corrida “Gente boa, gente linda”, com a expectativa de atrair muitos apaixonados pelo esporte.

Confira abaixo a lista dos eventos e suas datas:

Dias 09 a 12 – Fespop – Santa Terezinha do Itaipu

Dias 09 a 19 – Expoingá – Maringá

Dia 11 – 42ª Comemoração de Emancipação Política – Pranchita

Dias 16 a 19 – 3ª Efapi – Itambaracá

Dias 17 a 19 – 3° Festival da Cachaça – Jandaia do Sul

Dias 18 e 19 – Corrida maluca – Paranavaí

Dias 24 a 26 – Festival Gastronômico – Sapopema

Dia 26 – Corrida Gente Boa gente linda – Rolândia

Dia 26 – 4º Encontro de Fuscas – Antonina

Dias 29 a 02 de junho – Festa das Nações – Floraí

Dia 30 – Antonina Blues Festival – Antonina

Dias 31 a 02 de junho – 15ª Festa do Pinhão – Inácio Martins

Dia 31 – Festa Junina – São Pedro do Paraná

Dia 31 – Festa Agrícola e Artesanal – Morretes

Dias 31 e 1º de junho – Against The Wind Chopper Show – Campo Magro

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.