Na noite de quinta-feira (11), por volta de 23h50, a Polícia Militar foi acionada para atender a um caso de violência doméstica na Rua América, em Califórnia. Segundo informações recebidas, uma mulher estava sendo agredida pelo ex-marido. Ao chegar ao local, a polícia encontrou uma grande aglomeração de pessoas.
A vítima, que preferiu não ser identificada, relatou que seu ex-marido quebrou a porta da frente de sua residência para ganhar acesso e começou a agredi-la com socos. Durante a tentativa de coleta de informações, um homem que se identificou inicialmente como cunhado da vítima interferiu no trabalho policial, impedindo que a mulher fornecesse detalhes do ocorrido. Ele passou a desacatar a equipe policial, o que levou a polícia a informá-lo de que seria detido por desacato.
Nesse momento, um grande número de pessoas cercou a viatura policial, colocando em risco a integridade física da equipe. Foi necessário o uso de spray de pimenta para dispersar parte da multidão. Várias pessoas interferiram no trabalho policial, impedindo a coleta de dados sobre o agressor, a vítima e as testemunhas, além de impedir a detenção do indivíduo que desacatava a equipe.
Diante da falta de segurança devido à grande quantidade de pessoas, a polícia solicitou apoio de equipes adicionais. As equipes Rotam e Rocam, além da equipe do destacamento de Marilândia do Sul, foram acionadas. Antes da chegada das equipes de apoio, parte da multidão dispersou. Após a situação se acalmar, foi possível coletar dados com a vítima, que relatou estar com diversas lesões, incluindo um corte na boca causado por um soco, várias escoriações e hematomas pelo corpo e membros, além de um sangramento na perna direita.
A polícia iniciou diligências na tentativa de localizar o autor das agressões, mas sem sucesso. Diante dos fatos, foi confeccionado o boletim de ocorrência e a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.