Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

‘Enem dos Concursos’ é adiado em todo o Brasil devido a chuvas intensas no Rio Grande do Sul

Arte/EBC

O governo federal anunciou o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, que estavam programadas para ocorrer neste domingo (5) em todo o Brasil. Uma nova data para a realização das provas ainda não foi estabelecida.

A decisão de adiar as provas foi tomada devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, causando inundações, destruição de residências e a morte de pelo menos 37 pessoas até o momento.

Na quinta-feira (2), o Ministério da Gestão havia informado que as provas seriam mantidas para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. No entanto, o governo continuou a buscar uma “solução jurídica” para evitar prejuízos aos candidatos que realizariam as provas nas cidades gaúchas afetadas.

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou que 86 mil pessoas se inscreveram para fazer as provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul. No total, cerca de 2,5 milhões de pessoas se inscreveram em todo o país.

“O compromisso do governo é que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está em uma cidade em situação de emergência ou porque o bloqueio impede o acesso à cidade onde a prova será realizada”, disse Pimenta em entrevista à emissora oficial do governo.

O CNU é uma iniciativa inédita que centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. No concurso, estão disponíveis 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos podem concorrer a várias oportunidades pagando apenas uma taxa de inscrição.

Os candidatos foram alocados em 3.665 locais de prova em 228 cidades, com base no CEP informado no momento da inscrição. Serão disponibilizadas 75.730 salas para a aplicação do exame. De acordo com o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um local a até 100 km de distância de onde residem.

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.