O Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta sexta-feira (8), traz para o mês de março o foco das mobilizações e atividades pelo fim da violência de gênero e pelos direitos femininos. No Paraná, marchas, formações, audiências e assembleias estão sendo preparadas por mulheres integrantes de movimentos populares, sindicatos e coletivos locais, de todas as regiões do estado.
As camponesas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná somam suas iniciativas à Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra. Com o tema “Lutaremos! Por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos!”, as mulheres trazem no centro da pauta a luta contra as violências e também pela conquista da Reforma Agrária.
Em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, nesta sexta-feira foi realizada uma marcha trazendo a pauta de denúncia das violências contra as mulheres. A reivindicação central é a cobrança a identificação do autor feminicídio da Maria Raimunda Correia, conhecida como Raimundinha, assassinada dia 17 de abril de 2023 – inicialmente pensava-se que ela foi morta vítima de um ataque de cães, mas investigação da Polícia Civil de Ivaiporã apontou que Raimunda foi vítima de assassinato, e o caso segue em investigação.
Participaram da marcha cerca de 260 mulheres do MST, Sindicato dos Trabalhadores e APP Sindicato.