O técnico Fernando Diniz revelará a lista de jogadores convocados para os próximos confrontos da seleção brasileira contra Colômbia e Argentina, válidos pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, nesta segunda-feira, às 14h.
É esperado que a lista contenha algumas novidades em relação às convocações anteriores. Desde a primeira convocação sob o comando de Diniz, para os jogos de setembro, houve apenas três mudanças, sem contar os cortes subsequentes em cada uma delas.
Entre as principais notícias, o volante Casemiro está lesionado, o atacante Neymar passou por cirurgia no joelho esquerdo na semana passada, e o lateral-direito Danilo, que se machucou no jogo contra a Venezuela, ainda não retornou aos treinamentos na Juventus. Além disso, o atacante Gabriel Jesus não deve ser convocado devido a um problema muscular diagnosticado pelos médicos do Arsenal.
Os laterais Caio Henrique e Renan Lodi, que foram chamados nas duas convocações anteriores, têm situações distintas. O primeiro deve voltar a jogar somente no próximo ano pelo Monaco, enquanto o segundo tem atuado pelo Olympique de Marselha.
Por outro lado, o meio-campista Joelinton, do Newcastle, e os atacantes Gabriel Martinelli, do Arsenal, e Raphinha, do Barcelona, se recuperaram de problemas físicos dos últimos meses e podem ser convocados.
Há também a expectativa pelo retorno de Lucas Paquetá, que ficou de fora das duas convocações anteriores devido a uma investigação da Federação Inglesa de Futebol (FA) sobre possíveis violações de apostas esportivas. Seu nome foi tema de discussão na CBF.
O jogo contra a Colômbia está marcado para o dia 16 de novembro, em Barranquilla, às 21h (horário de Brasília), enquanto o clássico contra a Argentina será no dia 21, às 21h30, no Maracanã. Esses serão os últimos jogos do Brasil em 2023.
Atualmente, a seleção brasileira ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, com sete pontos. A líder é a Argentina, com 12 pontos. Sob o comando de Diniz, a equipe goleou a Bolívia por 5 a 1, venceu o Peru por 1 a 0, empatou com a Venezuela em 1 a 1 e perdeu para o Uruguai por 2 a 0.
Fernando Diniz divulgará os nomes dos convocados no auditório da CBF, no Rio de Janeiro, e depois concederá uma entrevista coletiva. O treinador de 49 anos permanecerá no cargo até o meio de 2024, quando a CBF aguarda a chegada de Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, para assumir a seleção na Copa América.