Um trabalho de desobstrução de bueiros em Apucarana tem revelado uma realidade preocupante: o descarte irregular de grande volume de lixo e outros objetos nas vias públicas, que acabam obstruindo as galerias pluviais. A Secretaria de Serviços Públicos mantém duas frentes de trabalho para a limpeza, utilizando tecnologia de hidrojateamento e caminhões de sucção a vácuo.
Em balanço divulgado nesta quinta-feira (13), o prefeito Rodolfo Mota informou que 208 desobstruções já foram realizadas este ano em todas as regiões da cidade. Entre os materiais removidos pelas equipes estão restos de construção civil, embalagens, garrafas pet, pneus, peças de eletrodomésticos, bicicletas e até carcaças de animais.
“O trabalho de desobstrução […] faz toda a diferença na conservação do asfalto, na drenagem das águas da chuva e na prevenção de alagamentos”, afirmou o prefeito. “Infelizmente, o que nossas equipes encontram nos bueiros mostra que ainda há pessoas que insistem em tratar a rua como lixeira, gerando prejuízo a toda coletividade.”
Mota explicou que um bueiro entupido faz com que a água da chuva se acumule, infiltrando-se no asfalto e, com o tráfego, provocando fissuras que evoluem para buracos.
Operação e serviços
O Núcleo Habitacional Papa João Paulo I foi o local que demandou mais intervenções, com 22 bueiros desobstruídos. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Wendel Metta, a intensidade do trabalho varia; a empresa já limpou 12 bueiros em um dia, mas em outras ocasiões, apenas três, devido ao alto grau de entupimento.
Metta informou que serviços recentes também ocorreram na área central e no Núcleo Habitacional Adriano Correia. “Iniciamos o mandato com o contrato no fim. Precisamos licitar uma nova empresa, por isso o serviço ficou paralisado por um tempo, mas agora está a todo vapor”, justificou o secretário.
A prefeitura também está repondo mais de 200 tampas de bueiros, muitas delas furtadas. Elas estão sendo substituídas por um padrão com lacre mais seguro e de difícil remoção.
Como solicitar e denunciar
Para solicitar a desobstrução de um bueiro, o cidadão deve abrir um protocolo na prefeitura, o que pode ser feito presencialmente (térreo do prédio central), pelo WhatsApp “Relações com a Comunidade” (9 9626-7688) ou pelo sistema Atende.Net.
A população também pode denunciar o depósito irregular de materiais de construção em calçadas ou o lançamento de lixo e folhas diretamente nos bueiros, ligando para o telefone 3422-4000 e solicitando a Secretaria de Serviços Públicos.

