Na noite de terça-feira (5 de agosto), por volta das 19h50, a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma situação suspeita na Estrada Guararema, zona rural de Cruzmaltina. A denúncia indicava que dois homens estariam no local, possivelmente armados, cobrando uma dívida.
Com apoio da equipe da PM de Faxinal, os policiais se dirigiram à região e, durante o trajeto, localizaram um VW/UP preto com as características repassadas. Os ocupantes foram abordados e identificados. Após revista pessoal e veicular, nada de ilícito foi encontrado.
Um dos homens informou que havia feito um acordo comercial que não foi cumprido, gerando prejuízo. Por isso, ele e o colega foram até a propriedade para tentar negociar o pagamento. Alegou ser CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), mas afirmou não portar arma naquele momento.
Na sequência, os policiais também conversaram com o morador da propriedade, que confirmou que os homens falaram com seu filho — que enfrenta problemas com depressão e dívidas — e que a conversa foi pacífica, sem ameaças ou presença de arma.
Diante da inexistência de crime, todos os envolvidos foram orientados, e o caso foi registrado apenas para fins documentais.