Após a recente vitória do Fluminense na Libertadores, o técnico Fernando Diniz anunciou, nesta segunda-feira (6), sua terceira convocação como treinador da seleção brasileira. Essa lista é destinada aos jogos contra a Colômbia, agendado para o dia 16 em Barranquilla, e a Argentina, marcado para o dia 21 no Maracanã. A principal surpresa na lista é a presença de Endrick, um atacante de 17 anos do Palmeiras, convocado pela primeira vez. Infelizmente, devido a lesões, Casemiro e Neymar não foram convocados.
Aqui está a lista completa dos convocados:
GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)
Endrick, com seus 17 anos e três meses, se torna o jogador mais jovem a ser convocado para a seleção brasileira desde Ronaldo, em 1994. Fernando Diniz fez elogios ao atacante do Palmeiras, que se transferirá para o Real Madrid em 2024.
Além de Endrick, há outros três estreantes na seleção, todos na posição de atacante: João Pedro, ex-Fluminense e atualmente no Brighton; Paulinho, que joga pelo Atlético-MG; e Pepê, anteriormente no Grêmio e agora no Porto. Todos eles têm experiência em seleções de base e na equipe pré-olímpica, mas nunca haviam sido chamados para a equipe principal do Brasil.
Destacando-se no Aston Villa, Douglas Luiz volta a ser convocado após dois anos. Em sua última convocação, Douglas chegou a fazer comentários nas redes sociais sobre sua ausência.
Uma peculiaridade na lista é a convocação de apenas três laterais, com apenas uma opção para a lateral direita, Emerson Royal, do Tottenham. Yan Couto, que joga no Girona, não foi convocado.
Fernando Diniz convocou oito atacantes e incluiu Rodrygo, do Real Madrid, na lista de meio-campistas. O meia Lucas Paquetá, que está sob investigação da federação inglesa de futebol (FA) por suposto envolvimento em apostas esportivas, continua de fora.
Quanto às ausências, Neymar, a camisa 10 da seleção, passou por uma cirurgia no joelho esquerdo após uma lesão em sua última partida pela seleção e deve ficar fora de ação por seis a oito meses. Casemiro, capitão na gestão de Fernando Diniz, está lesionado na coxa e ficará de fora por algumas semanas, de acordo com seu clube, o Manchester United. Outra ausência na lista é o lateral Danilo, da Juventus, também devido a uma lesão na coxa.
Richarlison, que foi o camisa 9 nas quatro primeiras partidas de Fernando Diniz à frente da seleção, não foi convocado por escolha técnica. Matheus Cunha, que joga pelo Wolverhampton, também não foi incluído na lista. Gabriel Jesus está lesionado, mas foi convocado, com a expectativa de que ele se recupere a tempo para os jogos das eliminatórias.
O Brasil está atualmente com sete pontos após quatro rodadas e ocupa a terceira posição nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. A equipe visitará a Colômbia no dia 16 deste mês, em Barranquilla, e enfrentará a Argentina no Maracanã no dia 21. A apresentação dos convocados está marcada para a próxima segunda-feira, dia 13.